terça-feira, 31 de maio de 2011

A AÇÃO DE CRISTO

(Imagem do Google)

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim: e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé  no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Gálatas 2:20.

            O Apóstolo Paulo mostra que na sua vida não há espaço para a ação da carne, mas, que Cristo controla a sua vida como um todo. Paulo ensina que sua vida está na dependência  do Senhor. Jesus é o Senhor da sua vida e quando Cristo reina através da atuação do Espírito Santo, o homem velho morre.
            Cristo exerce influência em todas as áreas de nossa vida, tanto no aspecto profissional como na vida afetiva, na família e na vida espiritual. Ele não apenas exerce influência,  como através da sua palavra traça as diretrizes da nossa vida. Ele opera em nós tanto o querer como o realizar, para nós cristãos não há vida sem Cristo.
            Não há alegria nem tesouro maior do que o nosso mestre e Salvador Jesus Cristo.
            Ele é tudo como canta o poeta: “Ele é tudo para mim, ele é o tesouro que eu tenho guardado em meu peito, ele é tudo pra mim...”
            Ele é minha luz e a minha salvação, a quem temerei, ele é a força da minha vida, de quem me recearei.
            Ele é meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.
            Ele é o meu ajudador, o criador do céu e da terra, aquele que não dormita nem dorme, o guarda fiel do seu povo, aquele que guarda a nossa entrada e a nossa saída.
            Com muita propriedade disse o poeta: Pode alguém castigar o meu corpo ou tirar a visão dos olhos meus, pode alguém me afastar da família querida, só não vai me afastar de Jesus. Nem a morte, nem a vida, nem os anjos poderão me roubar essa luz. “Pode alguém me afastar da  família querida só não vai me afastar de Jesus”.

E A RAZÃO É SIMPLES:
            Sem Jesus a religião é um cofre sem jóias;
            Sem Jesus o culto público é estéril;
            Sem Cristo a vida é uma passagem espantosa para um fim horrendo;
            Sem Cristo o lar não é uma habitação de paz e laços duradouros;
            Sem Cristo não vale apenas existir.

      “Jesus é melhor sim, que ouro e bens, Jesus é melhor do que tudo que tens, melhor que riquezas e posições, melhor muito mais do que milhões. Pode ser um rei com poder nas mãos, mas escravo sim do mal, mil vezes prefiro o meu Jesus e segui-lo até o fim”.

                                                                                                                          Pastor Inaldo Peixoto.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

SOLIDÃO

Imagem do Google

“Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito”. Salmo.25:16

                A solidão é um problema comum que atinge a todas as classes sociais e a todas as idades. Ela pode persistir por alguns momentos ou até durar a vida toda. É considerado uma das principais causas do sofrimento humano.
           Quando estudamos a Bíblia Sagrada descobrimos que os homens de Deus enfrentaram de forma terrível e avassaladora momentos intensos de solidão.  O próprio Deus após criar o primeiro homem observou: “Não é bom que o homem esteja só”.
                O patriarca Jó enfrentou momentos terríveis de solidão após a grande provação que sobreveio a sua vida. O apóstolo Paulo, homem usado de forma extraordinária por Deus, suplicou desesperadamente a Timóteo: “Procura vir ter comigo depressa”. “Ninguém me assistiu na minha defesa”.
                Existe a solidão voluntária, essa acontece quando a pessoa prefere ficar sozinha.
         Existe a solidão involuntária, essa acontece quando a pessoa não deseja está sozinha, mas continua solitária. 
              A solidão gera um vazio no coração, muitas vezes acompanhado de tristeza e falta de ânimo. Produzindo um sentimento de rejeição onde a pessoa sente-se deixada de lado por um grupo de amigos ou parentes.

                I - Vários tipos de solidão:

1 – A solidão emocional: É aquela que envolve a falta ou a perda de um relacionamento. Como por exemplo: Alguém amado partiu para sempre  ou relacionamento rompido entre um jovem e uma jovem que se amavam.
2 – A solidão social: É o sentimento da falta de propósito na vida. A pessoa fica fora de tudo. Na verdade está á margem da vida.
3 – A solidão existencial: Acontece quando a pessoa está longe de Deus a exemplo do filho pródigo que saiu da casa do pai, gastou os seus bens e ficou só, na mais profunda solidão.
  
                II - Causas da solidão:

 1 – Tecnologia. O grande avanço tecnológico trouxe muitas contribuições positivas para o desenvolvimento do homem, mas, afetou outras áreas em sua existência. O homem nos dias pós-moderno está mais solitário. Muitos procuram mais o relacionamento virtual, outros passam horas e horas jogando na internet,  e não tem mais tempo para os amigos.
2 – Urbanização. O crescimento espantoso das cidades e metrópoles levam o homem a ter medo de relacionamento e muitos vivem entre milhares de pessoas, porém, sozinhos.
3 – Televisão. Em uma família de classe média é comum ter vários aparelhos na casa e cada um assiste a programação predileta e isso tem contribuído para que as pessoas estejam cada dia mais distantes.

                III – Como Vencer a Solidão?

1 – Admita o problema. Esse é o primeiro passo para cura.
2 – Considere a causa.
3 – Aceite o que não pode ser mudado.
4 – Crie novos hábitos.
5 – Participe da Igreja.  A igreja é lugar de comunhão, é lugar de congraçamento, lugar de encontro, de rever amigos e familiares.  

Deus nos abençoe.  

Pr. Inaldo Peixoto

quarta-feira, 18 de maio de 2011

UM ESPÍRITO EXCELENTE


“Então o mesmo Daniel se distinguiu  destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente..” Daniel 6:3
  
            Daniel é um dos exemplos mais notáveis que temos em toda Bíblia, pela sua postura, conduta e caráter.
            Era um homem inrreprensível, um testemunho vivo! Obviamente não podemos esquecer que no início de sua adolescência ele tomou a decisão que mudaria toda sua história. “ele colocou no coração não se contaminar...”
            Daniel foi levado cativo  para Babilônia. Ele perdeu sua família, perdeu sua nacionalidade, perdeu sua liberdade e perdeu sua religiosidade. Mas não perdeu sua fé, não perdeu a expectativa, não perdeu a esperança e a vontade de viver. 
            Enfrentou muitas lutas, passou por muitas tribulações, mas sempre de cabeça erguida e o texto bíblico nos revela que Daniel tinha um espírito excelente.

O que significa ter um espírito excelente?

            1 – Ser vencedor mesmo diante das aparentes derrotas.
            Ele era um vitorioso, enfrentava as amarguras da vida sem se amargurar. Ele não olhava as dificuldades com lamento, mas como possibilidades de mudar sua história.
            Como você tem encarado as lutas da vida?  Tem gente que diante das lutas esmorece, desvanece e tem vontade de jogar a toalha. Meu irmão diante das lutas continue firme, porque o Senhor está contigo, ele é o teu ajudador, ele luta as tuas lutas.

            2 – Ter um espírito excelente significa ser cativante.
            Daniel era do tipo que tinha atração magnética, as pessoas amavam Daniel pelo seu jeito humilde e amigo de ser. Entretanto, existiam outros que tinham inveja e ódio de Daniel. Mas, precisamos aprender a cativar.
            Cativar os pais, os amigos.
            Quem quer ser amado, ame.
            Quem deseja ser respeitado, respeite.
            Quem gosta de carinho, seja carinhoso.
            Quem almeja ser cativado, cative.

            3 – Ter um espírito excelente é ser diferente do medíocre.
            O medíocre fica preocupado em como destruir o próximo.
            Aquele que tem o espírito excelente fica preocupado como ajudar o próximo.
            O medíocre não tem paz, ele já vive na cova dos leões emocionalmente.
            Aquele que tem o espírito excelente. Ajuda o caído, estende a mão ao inimigo, ora por aqueles que o persegue e tem paz mesmo na cova dos leões.

            4 – Ter um espírito excelente é ser feliz. 
            O que é ser feliz?  Entendemos que as palavras de Augusto Cury, traduz de forma clara e ampla o que significa ser feliz.

“Ser feliz não é ter o céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas, refletir na tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas, aprender lições no fracasso.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas, encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas, uma conquista de quem sabe viajar pra dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é ter maturidade para falar “eu errei”.
É ter ousadia pra dizer “me perdoe”.
É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”.
É ter capacidade de dizer “eu te amo”.
Ser feliz não  é ter uma vida perfeita.
Mas, usar as perdas para refinar a paciência.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível”.

            Deus nos abençoe e que possamos ter um espírito excelente, um espírito cristão, atentos ao projeto de vida que Jesus nos deixou como legado. “Para que tenham vida e a tenham em abundância”                                                                      

Pr. Inaldo Peixoto

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CUIDAI DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

(Imagem do Google)

                    Terça-feira, dia  dez de maio, participei de um momento relevante no fórum ministro Heraldo Gueiros, em nossa cidade, onde estavam presentes os poderes judiciário, executivo e legislativo; vários segmentos da sociedade, tais como: pastores, padres e autoridades as mais diversas, sob a liderança da doutora Carla Fabíola e da doutora Marinalva Almeida. O assunto em pauta era a exploração sexual infanto-juvenil.
            A preocupação das autoridades e a convocação para que a sociedade possa participar de forma mais efetiva no combate a esse crime hediondo me chamaram a atenção e, sinceramente, espero que a sociedade garanhuense  venha a se envolver, irmanada com as autoridades, para que possamos combater de forma veemente esse ato desumano.
            Deus abençoe a doutora Carla  e a promotora Marinalva!  E que o Senhor lhes conceda força e graça para que elas possam continuar fazendo o trabalho de forma eficaz e relevante na sociedade, estabelecendo o cumprimento da lei!
            Jesus, quando olhou para as crianças, olhou com amor e ternura. Disse o Mestre: “das tais é o reino dos céus”. Jesus é maravilhoso. Ele não tinha preconceito e tratava a todos com amor, especialmente as crianças.
            Infelizmente há muitos criminosos impunes e que destroem sonhos,  roubam a felicidade de muitas crianças e adolescentes.
            Deus, na sua graça e misericórdia, conceda sabedoria e atitude à sociedade e  as autoridades de Garanhuns, para que possamos oportunizar às nossas crianças e  adolescentes um futuro melhor, com educação, ética e cidadania.
            Que possamos experimentar um avivamento na família, que é a célula mater da sociedade. Uma família sólida e estável proporciona aos filhos estabilidade emocional e social. No livro do profeta Malaquias, existe uma promessa para a família: “O coração dos pais se converterá aos filhos e o coração dos filhos se converterá aos pais”.  
     
            Deus abençoe Garanhuns!                                         

 Pr. Inaldo Peixoto.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

GRATIDÃO


“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Cristo” .  Efésios 5;20

            A gratidão é a maior de todas as virtudes. Quando lemos a Bíblia percebemos que Deus gosta  de um coração agradecido. O rei Davi no seu ultimo discurso, nas últimas palavras dirigidas ao povo ele demonstra toda sua nobreza e  felicidade, fazendo uma declaração de gratidão a Deus por tudo que o Senhor fez e representava em sua vida. Disse Davi: “Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos  o teu glorioso nome” I Crônicas 29;13.
            A ingratidão é uma das piores coisas que o homem pode fazer.  A exemplo de Israel: o Senhor libertou o povo da mão opressora de Faraó, eles atravessaram o mar a pé enxuto e durante quarenta anos o Senhor esteve abençoando e suprindo as necessidades do seu povo, não permitindo que nada faltasse. Quando faltou água; da rocha o Senhor enviou a água. Quando faltou pão; do céu o Senhor enviou o maná. Nem as sandálias se desgastaram e as vestes não  se rasgaram. Deus esteve presente abençoando seu povo. Entretanto o povo foi ingrato e quando Moisés subiu ao monte para receber a lei, o povo construiu um bezerro de ouro para adorar, provocando  a ira de Deus e demonstrando toda sua ingratidão.    
            No Salmo 126 o salmista declara: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo: então, entre as nações se dizia: grandes coisas fez o Senhor por nós”.

 1 – Precisamos olhar para o passado com gratidão. “O Senhor restaurou.
            Tem gente que olha para o passado e vê o lado negativo e sofre com as decepções e frustrações do passado. Tem gente que não consegue se libertar dos erros do passado. Do sentimento de culpa e das derrotas.
            Olhe para passado e veja os grandes feitos do Senhor. Olhe para o passado e perceba que Deus te abençoou, ele restaurou a sua sorte e agradeça ao Senhor pelos grandes feitos que ele realizou na sua vida.
      
2 -  Precisamos agradecer a Deus Pelo presente.
Estamos vivos e isso faz parte da misericórdia de Deus. Deus tem sido maravilhoso para conosco. Ele tem nos abençoado e nos agraciado com sua palavra. Apesar das lutas que enfrentamos das provas e adversidades: Deus é fiel! Ele está conosco. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia”. E o poeta canta: “Sou grato Senhor por todas as provações que me fazem crescer em ti...”
            Agradeça a Deus pela vida, agradeça pela família, agradeça pelo trabalho, agradeça pelas lutas, agradeça pelo seu amor incondicional, eterno e imutável. Simplesmente agradeça como o poeta: “Não tenho palavras pra agradecer tua bondade, dia a após dia me cercas com fidelidade, nunca me deixe esquecer que tudo que tenho, tudo que sou e o que vier a ser vem de ti Senhor...”                                     

Pastor Inaldo Peixoto

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DAS MÃES

(Imagem do google)

“Honra teu pai e a tua mãe...”

            Hoje é um dia triste para alguns que não tem mais a sua mãe no seio do seu lar. Hoje é um dia alegre e feliz para muitos que podem abraçar, beijar e expressar todo o seu amor para com sua mãe.
            Existem vários tipos de mães: Existem aquelas que são omissas, mães insensatas, mães sem amar e disciplina e acabam levando seus filhos ao erro.
            Existem mães que educam, disciplinam e amam seus filhos de maneira extraordinária.  São mães que exercem seu papel com toda destreza e fidelidade.
           
           Entre muitas mães, gostaria destacar Ana a mãe do profeta Samuel.  Ana era estéril, o que na sua cultura significava que ela não tinha sido abençoada por Deus, Ana sofria intensamente pelo fato de não ser mãe.  Entretanto, ela não se capitulou a derrota, ela não se acomodou, não aceitou a decretação da derrota, mas, buscou intensamente ao Senhor. Ela se humilhou diante de Deus e recebeu a vitória. Deus lhe deu a graça de ser mãe e o seu filho Samuel foi um dos profetas mais importante na sua nação.
            
         Mãe, não desista dos seus sonhos, lute e peça a Deus que abençoe seus filhos e certamente o Senhor ouvirá o seu clamor.
            Filho, agradeça a Deus pela mãe que o Senhor te presenteou e ame profundamente a sua mãe. Como canta o poeta: “Se pobre ou rico eu for, jamais hei de esquecer a minha boa mãe, enquanto aqui viver. É grande o bem que na alma tem quem pode alguém chamar de mãe!”                                                                       

Pr. Inaldo Peixoto

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ANSIEDADE

Imagem: Alba Luna ana.mosquera.figueiredo@gmail.com 

“Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

            A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade. 
            Ansiedade em nossos dias é tão comum quanto o resfriado.  Ela atinge a todas as idades: crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos. Ansiedade atinge a ricos e pobres, intelectuais e analfabetos. A sociedade sofre desse mal de forma avassaladora e traz conseqüências  terríveis para o ser humano.
            Ansiedade provoca insônia, tem gente que não consegue dormir. Ansiedade rouba a paz, conflitos terríveis atormentam nosso interior. A ansiedade abre o apetite, tem gente que não para de comer. Tem gente que não come quando fica ansioso. Ansiedade tira alegria do nosso ser revelando um aspecto preocupante.
            Conversei com jovens que na hora do vestibular sentem  as mais diversas reações  possíveis. Alguns tem dor de barriga, outros crise de tosse, tudo isso é conseqüência da ansiedade.
            Ansiedade é inútil, porque segundo as palavras de Jesus, não podemos acrescentar um côvado a nossa existência. Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios  do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. O apóstolo Paulo diz: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça” Filipenses 4:6.  e o apóstolo Pedro declara: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. I Pedro 5:7.
            O Reverendo Hernandes Dias Lopes, Pastor Presbiteriano, enumera algumas causas da ansiedade:

1 – A ansiedade é resultado de olharmos para os problemas em vez de olharmos para Deus.
2 – A ansiedade é resultado de relacionamentos quebrados.  As pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstancias. Nós desapontamos as pessoas e as pessoas nos desapontam.
3 – A ansiedade é resultado de uma exagerada preocupação com as coisas materias”.

    Concluindo: Como vencer a ansiedade?

1 – Confiar em Deus.
            A Bíblia diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará...
          Amados, precisamos aprender a confiar em Deus, pois ele dirige a nossa vida, ele cuida de nós.
     
2 – Descansar em Deus.
            A Bíblia diz: “Descansa no Senhor e espera nele, porque dele vem a tua salvação”.
         Quem confia, descansa. Como canta o poeta: “Em nome do Senhor Jesus, quero me entregar para sempre ao meu Deus, eu sei que provações virão, mas Cristo já venceu, morrendo em meu lugar, agora por tudo o meu caminho, não vou ficar sozinho confio no Senhor. Entrego a ele o meu futuro, pois sei que estou seguro, nas promessas do meu Deus”.                                                                    

Pastor Inaldo Peixoto

ESTUDO

(Imagem do google)

Keylla Simone pergunta: “Pastor como posso provar a divindade de Cristo?”   Obviamente a divindade de Jesus é um assunto absolutamente das Escrituras. Jesus é 100% Deus e 100% homem. É o que chamamos as duas naturezas de Cristo. Com relação à humanidade de Cristo não há muita oposição. Em relação à divindade de Cristo, existem muita rejeição e negação. Se você deseja se aprofundar neste tema sugiro que leia livros da teologia sistemática.
    
               Provas da  divindade de Cristo:

I -  Os atributos da Divindade.
Atributos divinos são atribuídos a Ele e manifestados pôr Ele. Há cinco atributos distintamente divinos. São:

1 – Ele é eterno.
Ele existia antes de João Jo.1;15 antes de Abraão Jo.8;58, antes do mundo passar a existir Jo.17;5,24.
Ele é eterno. Is.9;6. Mq.5;2. Ap. 1;8

 2 – Ele é onipresente.
Ele estava no céu enquanto esteve na terra Jo.3;13, e está na terra enquanto está no céu. Mt.18;20. 28;20. Ele está em todo lugar, nada foge da sua presença soberana.

 3 – Ele é onisciente.
            Quanto a Sua Onisciência, lemos que Ele conhece todas as coisas Jô.16;30. 21;17.
            Ele conhecia o que havia no homem Jo.2;24,25
            Ele viu Natanael debaixo da figueira Jo.1;49
            Ele conhecia a vida da mulher Samaritana Jo.4;29
            Os pensamentos dos homens Lc. 6;8 Cf.11;17
            Em Marcos 13;32 é dito que Ele não sabe o dia de Sua volta. Baseando-se nessa declaração, muitas pessoas diriam que Ele também ignorava outras coisas. Mas temos que lembrar que, embora Ele tivesse os atributos de divindade, havia aberto mão do direito de exercê-los independentemente.
   
  4 – Ele é onipotente
            Jesus disse: ‘‘ Eu Sou o todo poderoso’’. Ap. 1;8
            Ele sustenta todas as coisas com a palavra do seu poder. Hb. 1;3
            Ele tinha poder sobre os demônios Mc. 5;11,15
            Ele tinha poder sobre a natureza Jo 2;11. Mt. 21;19
            Ele tinha poder sobre a morte. Jo. 11;43,44.

  5 – Ele é imutável
            Ele não muda Hb.13;8. 1;12

 II – Os cargos da Divindade
 1 – Ele é o Criador Jo1;3. Cl.1;16. Hb. 1;10
 2 – Ele é Sustentador Cl. 1;17. Hb 1;3

III – As prerrogativas da Divindade
1 – Ele perdoa pecados Mt. 9;2,6. Lc. 7;47
2 – Ele recebe adoração ‘‘ Ao nome de Jesus se dobre...’’ ‘‘ Se com a tua boca...’’

IV – Nome da Divindade
            Emanuel ‘‘Deus Conosco’’
            Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

V – Jesus é chamado de Deus sete vezes no Novo Testamento
            Jo. 1;1. Jo. 1;18 Jo. 20;28. Tt. 2;13. Cl. 2;9 Hb. 1;8 II Pe. 1;1

VI – A própria consciência e afirmações de Cristo provam Sua Divindade
            Quando tinha doze anos, Ele reconheceu os direitos peculiares de seu Pai, Deus Lc.2;49,50.
            Ao ser batizado, recebeu confirmação de Sua filiação especial Mt. 3;17
            Quando enviou os discípulos, Ele lhes deu poder para fazerem milagres Mt. 10;1,8. Lc. 10;9,10.
            Ele afirmou sua pré-existencia Jo. 8;58. 17;5.
            Disse que orassem em nome dEle Jo.  16;23,24
            Disse que Ele e o Pai eram um Jo. 10;30. 17;11

VII – Certas relações provam Sua Divindade
            O Pai e Ele são colocados lado a lado um com outro e com o Espírito na forma batismal. Mt. 28;19
            E na benção apostólica II Cor. 13;13
            Depois também Ele é o resplendor. Hb. 1;3 e a imagem de Deus Cl. 1;15
            Toda Plenitude da Divindade habita corporalmente nEle. Cl. 2;9

VIII – Culto Divino lhe é prestado e é por Ele aceito
            Lc. 5;8. Mt. 14;33. 15;25. 28;9. I Co. 1;2
            Como Velho Testamento Ex. 34;14. É o próprio Cristo Mt. 4;10, declaram que só Deus deve ser adorado, e tanto homens comuns como anjos recusaram a adoração que lhes era oferecida At. 10;25,26. Ap. 19;10. 22;8,9. Teria sido uma blasfêmia pra Cristo aceita-la se Ele não fosse Deus.
            Ainda mais, as Escrituras não apenas nos informam que Cristo foi adorado como nos dizem para adorá-lo Jo. 5;23. Hb. 1;6.