domingo, 28 de agosto de 2011

PRECONCEITO: VERDADEIROS CRISTÃOS PODEM TER?

Preconceito:
Nunca se teve tanto nos dias atuais...
Nessa  pregação, proferida no último domingo 28 de Agosto, pelo pastor Inaldo Peixoto  no Culto de Louvor da  Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, pudemos perceber o quanto esse mal atinge o mundo e também a igreja, como um todo. Baseando-se na Bíblia, com citações de diversos livros, entre eles Mateus capítulo 09, versículos de 10 a 13 e também com exemplos em João, capítulo 04, os presentes puderam conhecer a visão bíblica acerca desse assunto e principalmente perceber a total ausência de preconceito de Jesus Cristo durante sua passagem na terra, quando conviveu com os mais diversos pecadores sem nenhum tratamento  preconceituoso contra qualquer um deles.
E, graças a inteligência dada por Deus ao ser humano, podemos hoje ouvir aqui, pela net, aquele belíssimo Sermão para nosso crescimento espiritual.
ANTES DE OUVIR O SERMÃO, POR FAVOR, DESABILITE O SOM DA RÁDIO IPB,NO LINK AO LADO


Clique abaixo e ouça.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

VALORES INEGOCIÁVEIS



“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.


         A filosofia que tem predominado no mundo pós-moderno é o relativismo. O ensino filosófico é: “Não existe verdade absoluta”. 
         Outro ensinamento filosófico com grande aceitação em nossos dias é o hedonismo. A busca do prazer a qualquer custo.  Esse sistema ensina que o certo é aquilo que é agradável. A palavra “hedonismo”  vem do grego Ihdonh, “prazer”.
         Esse é o mundo capitalista, ativista e consumista que estamos vivendo, onde na sua maioria as pessoas valem o que tem.
         Porém, quando nos voltamos para o evangelho de Jesus, percebemos que existem valores que transcendem  ao tempo, são valores inegociáveis. Jesus disse: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

         1 – O primeiro valor inegociável é amar a si mesmo.
         Tenho que gostar de mim. Quem se ama tem projetos, tem sonhos, tem futuro. Quem se ama edifica sua vida sobre a rocha e tem princípios estabelecidos que fundamentam sua fé. A exemplo de Daniel na Babilônia, ele colocou no seu coração não se contaminar com o manjar do rei porque aquela comida vinha de encontro a sua crença, aos seus valores. Ele foi firme na sua posição!
         Quem se ama perdoa, não é amargurado, vingativo e iracundo. Quem se ama agradece a Deus todo dia pelo milagre da vida e vive intensamente cada momento.

         2 – O Segundo valor inegociável é amar ao próximo.
                   Esse é outro aspecto que está faltando em nossa sociedade. Tanta gente sofrida, discriminada, rejeitada e repudiada. Falta amor ao próximo! Estender a mão ao caído,  ajudar o ferido, amparar o órfão e a viúva. São valores que precisamos resgatar, amar os amigos e louvar a Deus pela família, pela igreja. A ausência do amor ao próximo leva a conseqüências terríveis como guerra, seqüestro, fome e miséria.

         3 – O terceiro valor inegociável é amar a Deus sobre todas as coisas.
          A nossa sociedade está vivendo como se Deus não existisse. E aqueles que crêem em Deus estão sendo incentivados a buscarem ao Senhor por causa das suas bênçãos e não pelo que Ele é.  Infelizmente estão negociando a fé. Estão fazendo da igreja uma empresa, do púlpito um balcão e do evangelho um produto. O culto está sendo transformado  em show.

            É preciso com urgência voltar ao primeiro amor. É preciso voltar a simplicidade do evangelho. Deus deve ser prioridade em nossa vida.  Devemos amá-lo de todo o coração e todo entendimento. Como canta o poeta: “O amor é o bem maior, riqueza de valor  para o coração, para o coração. O amor é eficaz e alegria traz, grande emoção, grande emoção...”  Deus é prioridade na nossa vida!

“Lembra-te do teu criador, nos dias da tua mocidade...”
                                                                                                       
Pr. Inaldo Peixoto


domingo, 21 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DA SAF DA IGREJA PRESBITERIANA CENTRAL É COMEMORADO COM MUITO LOUVOR


Dois painéis mostram imagens do aniversário da SAF.
(Um duplo clique amplia cada painel)
NOITES ABENÇOADAS – Assim podem ser definidas as duas noites que comemoraram o aniversário da  SAF Sociedade Auxiliadora Feminina - da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns neste final de semana naquele templo.  Nos dois cultos especiais que marcaram a passagem dos 95 anos daquela organização de mulheres evangélicas, muitos visitantes  de diversas igrejas e comunidades se fizeram presentes, gerando encontros de irmãos de todas as gerações, muitos que não se viam há algum tempo.
No sábado dia 20, as 19 horas e 30, a preleção ficou a cargo do Diretor do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, Pastor Eudes Oliveira que abordando o tema "A MULHER DE ORAÇÃO", destacou à luz da bíblia o papel da mulher auxiliadora. Logo após, um momento de confraternização: um bolo com a marca dos 95 anos da SAF, foi servido aos membros e visitantes.                                                                              
No domingo dia 21, as 19 horas, aquela Igreja Central recebeu o Reverendo Samuel Vitorino, pastor titular da Igreja de Heliópolis, que mostrou a vida de Ana, citando diversos capítulos do livro de Samuel, nos quais se conheceu acerca da perseverança daquela mulher de Deus, que ao final, obteve a benção desejada. 
Atualmente a SAF da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns conta com 49 sócias auxiliadoras e tem como Presidenta a Sra. Maria Consebida, Vice Presidenta a Sra. Shirley Portela, 1a Secretária Sra. Viviene, 2a Secretaria Sra. Marília e Tesoureira a Sra. Rosa Maria.
Ao final, o Pastor  Inaldo Cordeiro, titular da Igreja Central, saudou e agradeceu a presença de todos e informou acerca dos eventos que em breve serão realizados naquela que é a mais antiga Igreja evangélica de Garanhuns.
------------------------------------------------------------------------------------------------------             AO ABRIR ESSE BLOG VOCÊ JÁ ESTARÁ OUVINDO A RÁDIO IPB FM. CASO QUEIRA DESATIVAR ESSA OPÇÃO , FAVOR CLICAR NA FUNÇÃO "PAUSE" (||) NO PLAYER LOCALIZADO NO TOPO DA BARRA LATERAL, À SUA DIREITA.                                    
PARA REDUZIR O VOLUME DA RÁDIO ARRASTE O MOUSE NO ÍCONE DA CORNETA EM DIREÇÃO À ESQUERDA, NO MESMO PLAYER .


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SAF DA IPCG COMPLETA 95 ANOS E IGREJA FESTEJA COM LOUVORES

Dê um duplo clique na foto para ampliá-la. Para salvá-la, clique no lado direito do mouse
e logo após em "Salvar como". (Imagem: Marcelo Jorge)

As senhoras da SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina - da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns estão em festa. Afinal, não é todo dia que se faz 95 anos, cheias de vigor, perseverança e fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo. Para marcar a passagem de tão significativo evento, cultos especiais com o sugestivo tema "A MULHER DE ORAÇÃO" marcarão a data. Para começar, nesse  sábado 20 de Agosto a partir das 19h30, aquela Igreja recebe o preletor convidado,  Pastor Eudes Oliveira, Diretor do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro. No domingo, dia 21 a partir das 19h, o convite trará o Pastor titular da Igreja de Heliópolis, Reverendo Samuel Vitorino, também com o mesmo tema de pregação.

As auxiliadoras desempenham um papel importante na vida social e religiosa da Igreja Central de Garanhuns. Esta sociedade é composta por mulheres (de todas as idades) que desenvolvem atividades em suas casas, onde vizinhas, amigas e parentes são convidadas a participarem de devocionais que são dirigidos por uma das irmãs. Ali, se canta, ora e estuda a Palavra de Deus. Além destes encontros, eventos sociais super divertidos (incluem-se viagens, almoços, palestras, etc) são organizados a fim de trazer descontração e diversão a todas as suas participantes. 


Atualmente a SAF da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns conta com 49 sócias auxiliadoras e tem como Presidenta a Sra. Maria Concebida, Vice Presidenta a Sra. Shirley Portela, 1a Secretária Sra. Viviene, 2a Secretaria Sra. Marília e Tesoureira a Sra. Rosa Maria.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ATRIBUTOS DE UM PAI



“Continuou: certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me  a parte que me cabe dos bens. E ele repartiu  os haveres”.  Lucas 15:11,12

         Atributo é aquilo que revela a pessoa, as qualidades da pessoa.

1 – O pai precisa ser amigo.  
         Para um relacionamento bem sucedido é necessário que a amizade esteja presente, porque a amizade tem como fruto a confiança e a segurança que a pessoa precisa para desenvolver o relacionamento sadio e salutar.
         O filho precisa olhar para o pai e perceber que ele é seu amigo. Creio que é esse o sentimento expressado pelo poeta popular, que diz: “Pai, você foi meu herói, meu bandido, hoje é mais, muito mais que um amigo..”

  2 – O pai precisa ser justo.
         Isso diz respeito a duas linhas que andam juntas e concomitantemente  o pai não pode negligenciar uma dessas linhas: O amor e a correção. Aliás, é preciso corrigir com amor. É preciso ter autoridade sem autoritarismo. É preciso pedir sabedoria a Deus para manter o equilíbrio na relação com os filhos.

  3 – O pai precisa ser exemplo.
         Nosso exemplo fala mais alto do que nossas palavras. A Bíblia diz: “Ensina a criança no caminho que deve andar e quando for velha não se desviará dele”. A nossa maneira de falar e agir é imprescindível na formação e no caráter de nossos filhos.

   4 – O pai precisa ser gracioso.
         
No evangelho de Lucas encontramos a parábola do filho pródigo. Este pede a parte dos bens que lhe pertence e vai embora para um lugar distante de seu pai. Gastou todos os seus bens e ficou na miséria. Houve naquela terra uma  grande fome e mandaram aquele jovem apascentar porcos. Ele desejava comer o que os porcos comiam, mas não era permitido; foi quando o jovem lembrou-se da casa do pai e disse: “Quantos empregados de  meu pai têm pão com abundância e eu aqui, morrendo de fome; levantar-me-ei e irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho.”
         E quando o filho ainda estava longe, o pai o avistou,  correu, o abraçou,  beijou e colocou anel no seu dedo, sandálias em seus pés e o vestiu com uma capa nova; mandou matar o bezerro cevado e disse: “Comecem a festa, porque meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi achado.”
       
Cada ato de carinho e afeto demonstrado pelo pai, estava repleto de simbolismo e graça.
       
I – Quando o pai correu, naquela cultura era sinal de humilhação. O pai se humilhou por causa do seu filho.
II – O pai o abraçou e beijou;  significa reconciliação.
III – O pai colocou sandálias em seus pés; significa que ele não era escravo, era livre.
IV – O pai colocou anel em seu dedo; significa filiação.
V – O pai colocou vestes novas; significa que a sua iniqüidade está coberta.
VI – O pai mandou matar o bezerro; significa que a pessoa mais importante chegou em sua casa.
              
Que a graça do Senhor seja abundante na relação dos pais com os filhos!
                
Pr. Inaldo Peixoto