quinta-feira, 31 de maio de 2012

MORREU UM HOMEM DE DEUS


 Morreu um homem de Deus. Pastor Ezequiel Ventura partiu para glória nessa terça-feira, 29 de maio de 2012.  Seu corpo foi velado em Garanhuns, na Quarta Igreja Presbiteriana. Tivemos um momento de culto a Deus onde o reverendo Edson Dantas, ex-pastor da amada igreja, ministrou a Palavra de Deus.
         Ele pregou do livro de Atos dos apóstolos, a morte de Estêvão e fez algumas comparações entre a vida deste e  a do pastor Ezequiel.
          1 – Estevão, mesmo perseguido, pregava a Palavra do Senhor. O pastor Ezequiel, mesmo, debilitado pela enfermidade, continuou pregando a Palavra de Deus, até o ultimo dia de sua vida.
         2 – Deus disse não. A Igreja Primitiva orava por Estêvão, intercedia ao Senhor para que Deus o livrasse da morte. Estêvão tinha muito a oferecer e a contribuir na igreja, mas Deus disse não e chamou o servo para a eternidade.  A Quarta Igreja estava orando incessantemente pelo pastor Ezequiel. O Presbitério de Garanhuns estava intercedendo a Deus pelo reverendo Ezequiel, mas Deus disse não e o chamou para a glória.
        3 – Estêvão viu o céu aberto e o Senhor Jesus a lhe esperar. Pastor Ezequiel teve experiências extraordinárias com o Senhor, estava cada dia mais contrito com Deus e partiu glorificando o nome do Senhor.
        Particularmente, estou triste porque partiu um irmão, um amigo e um conselheiro.  Ele tinha não só a simpatia da Igreja Presbiteriana Central, mas o respeito e o carinho de todas as nossas igrejas na região.
     Era alegre e sempre tinha uma palavra de esperança para semear em nossos corações; de fato, o Presbitério de Garanhuns ficou mais pobre com a partida desse valoroso servo do Senhor.
      Entretanto, quando nos voltamos para a Bíblia; entendemos que “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte do seu servo”.  E só podemos afirmar como o patriarca Jô: “O Senhor deu, o Senhor levou. Bendito seja o nome do Senhor”.
     Deus, na sua infinita graça abençoe a  esposa e as duas filhas, desse servo, confortando seus corações;  o legado deixado pelo reverendo Ezequiel nos sirva para continuarmos anunciando o evangelho de Jesus Cristo.  
       A Deus toda glória!                                       
Pr. Inaldo Peixoto

Veja video em homenagem póstuma ao Reverendo Ezequiel Ventura. Comente abaixo.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PASTOR EZEQUIEL VENTURA ESTÁ NOS BRAÇOS DO PAI. A GRATIDÃO DA NOSSA IGREJA CENTRAL.

Após uma vida de dedicação ao Evangelho de Jesus Cristo e um longo processo de enfermidade, o Pastor Ezequiel Ventura dos Santos voltou para o DEUS que o deu, na manhã dessa terça feira última, 29 de maio em Garanhuns. Os que fazem a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, representada pelo seu titular Reverendo Inaldo Peixoto e todos os membros, agradecem ao Deus todo Poderoso a oportunidade de um dia poderem ter conhecido, convivido e aprendido com este seu servo e rogam ao Pai consolo para os familiares que o acompanharam na sua luta até este dia, sendo bálsamo na enfermidade, carinho em todos os momentos e acima de tudo muita doação, como também à membresia da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns, última casa do Reverendo Ezequiel. 

Nosso consôlo hoje é que um dia, todos nós nos encontraremos com o Pastor Ezequiel, na Glória!  Amém!

Vejam abaixo, um video em gratidão a Deus por sua passagem e que fala um pouco da nossa saudade do Pastor Ezequiel Ventura...



Por favor, comente abaixo sobre esse vídeo:  é só clicar e fazer seu comentário:

domingo, 27 de maio de 2012

OS PASSOS PARA UM CASAMENTO FELIZ

Sermão proferido na Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns no Domingo 27 de maio de 2012, pelo Pastor Inaldo peixoto, titular daquela Igreja. Tema: PASSOS PARA UM CASAMENTO FELIZ.


                   

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CORAL SEMÍRAMES BEZERRA DA IGREJA PRESB.CENTRAL DE GARANHUNS FAZ 80 ANOS


Autor da Foto original: Desconhecido
Reprodução: Halison Rodrigues
Completando 80 anos louvando ao Senhor Deus, o Coral Semírames Bezerra, da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns realiza apresentação especial neste final de semana, a partir das 19h30 do sábado (25) e 19h do domingo (26), naquele Templo Central.

Abaixo, um pouco do perfil da regente que dá nome ao coral, que foi membro desta Igreja Central, na década de 1960.

Através de pesquisa realizada pela nossa Irmã Ivanilce Rodrigues Leite e com imagens do seu filho, o Halison Rodrigues - aos quais agradecemos a atenção - conseguimos algumas informações acerca da Senhora Semírames Bezerra Vilela, (foto) cujo nome foi dado ao Coral da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, grupo de louvor que completa 80 anos de atividades.
A senhora Semírames Bezerra Vilela era natural de Pernambuco, de tradicional família garanhuense. De acordo com informações da irmã Ivanilce, a irmã Semírames Bezerra era uma mulher de baixa estatura, muito alegre e foi bastante atuante na década de 1960 nesta igreja, quando regeu o Coral da igreja durante um período. Abaixo, narrativa da Irmã Ivanilce, que gentilmente pesquisou os dados para que pudéssemos dividir essa história com nossos outros irmãos:

Irmã Ivanilce Rodrigues - Membro do
Coral Semírames Bezerra - forneceu
a história que transcrevemos.
Por este coral passaram alguns regentes como: Frances Herart, Cacilda Bezerra, Stefânia Carolina, Sônia Falcão, Leni Campos, Pr. Nivaldo Felipe, Gersina Batista e a mais de uma década temos a nossa irmã Lucienne Monteiro. Na década de 1960 tivemos como regente a irmã Semírames Bezera Vilela, filha de José Bezerra e Priscila Bezerra. Desse casal nasceram 05 filhos que por muitos anos residiram na rua Severiano Peixoto, em Garanhuns. Sr. José Bezerra, pai de Semírames Bezerra, era escrivão do Banco do Brasil em Garanhuns, considerado à época o melhor contador da nossa cidade. Segundo informações, apesar do mesmo não ser portador e diploma nessa área, desenvolveu de forma excelente essa atividade e ainda dominava de forma fluente a língua inglêsa. Posteriormente, essa família mudou-se para a cidade do Recife e logo após, Semírames foi vítima de um terrível acidente, ocorrido no estado da Bahia no dia 27 de Dezembro de 1967, no qual faleceu juntamente com seu irmão, o Professor Fulton Bezerra. Pela sua vida de fiel serva de Deus, amorosa à causa, dedicada à música e ao louvor da casa do Senhor, decidimos, os componentes do coral à época, homenageá-la.”

Acima, foto da Sra. Semírames Bezerra. No recorte de jornal histórico de época, abaixo, a notícia das  trágicas mortes. (clique sobre a imagem para ampliá-la)

Recorte de Jornal da época, noticiando o acidente que vitimou a irmã Semírames.

Imagens recentes do Coral Semírames Bezerra




terça-feira, 22 de maio de 2012

CORAL SEMÍRAMES BEZERRA: 79 ANOS NA IGREJA CENTRAL, LOUVANDO AO DEUS QUE LIBERTA

Em duas noites memoráveis, celebradas nos dias 19 e 20 de maio, o Coral Semírames Bezerra, da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns comemorou 79 anos de existência e a data foi marcada, naturalmente, por muitos louvores.
No Sermão, o Pastor Inaldo falou acerca dos louvores, tendo como base o Salmo 92       (Veja o Sermão, clicando abaixo)




O Coral, que leva o nome de uma regente falecida, a Senhora Semírames Bezerra, de espírito muito atuante em sua época como Maestrina e membro da Central, tem hoje uma formação diversificada, contando com quase 30 integrantes que se apresentam frequentemente naquele templo Central bem como em diversos eventos realizados em igrejas de Garanhuns e em outros espaços, sob a regência da Senhora Lucienne Monteiro.
Entre esses eventos, o Coral tem se apresentado em escolas, hospitais, no Desafio Jovem e também em residências de enfermos, por solicitação da família destes, além de ter participação no "Natal dos Sonhos de Garanhuns".

Clique abaixo e ouça um pouco do louvor do nosso Coral (Música: Há um novo nome lá na Glória)
te

domingo, 13 de maio de 2012

PROGRAMA RADIOFÔNICO "A VERDADE QUE LIBERTA" ESPECIAL DIA DAS MÃES

No programa de Rádio A VERDADE QUE LIBERTA, produzido por nossa igreja e exibido pela Rádio FM Sete colInas de Garanhuns - 100,5Mhz - no domingo 13 de Maio, um especial emocionante com homenagens às mães,  depoimentos de filhos e mães e uma pregação do Pastor Inaldo Peixoto muito pertinente ao tema MÃE. Além disso, ouviremos louvores que nos fazem perceber a importância das mães do ponto de vista bíblico.

Clique abaixo e ouça


terça-feira, 8 de maio de 2012

CULTO DE GRATIDÃO NA IGREJA CENTRAL MARCA OS 30 ANOS DO 9º BPM




Com as presenças do Comandante de Policiamento do Agreste, Coronel QOPM Antônio VAREDA e do Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco sediado em Garanhuns, Major  Abel Ferreira Júnior , foi  celebrada na noite da última terça feira dia 08, os 30 anos de atividades dessa corporação, com um Culto de Gratidão na Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. A cerimônia, presidida pelo titular dessa igreja, Reverendo Inaldo Peixoto, que tematizou sua pregação acerca do tema HABILIDADES, levou ao templo alguns  membros da igreja – sentiu-se a falta de muitos irmãos - além de muitos oficiais e praças de várias patentes da briosa corporação citada, para adoração e agradecimento ao nosso Deus pela data. Que Deus abençoe os homens e mulheres que representam a lei em nossa cidade e Estado, em especial aos que fazem o 9º BPM pelos 30 anos de atividades,  para que continuem sendo hábeis em sua árdua labuta diária, buscando minimizar sempre que possível de forma pacífica, os constantes conflitos sociais diários, pertinentes ao mundo moderno.


Comte de Policiamento do Agreste, Coronel QOPM Antônio VAREDA
  


Major  Abel Ferreira Júnior, Comte. do 9º BPM






 Transcrevemos abaixo, o histórico do  Batalhão Arruda Câmara 

O 9º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco foi criado através do Decreto nº 7.915, de 23 de Abril de 1982. Pelo Decreto nº 7.963, datado de 12 de Maio de 1982, passou a ser denominado de Batalhão Arruda Câmara.
No dia 07 de Setembro de 1987, passou a funcionar no antigo Hotel Monte Sinai, situado em uma das Sete Colinas da Suíça Pernambucana, localizado na Av. Rui Barbosa, nº 1122, Bairro de Heliópolis - Garanhuns.
O Batalhão Arruda Câmara é responsável pela Segurança Pública de 20 (vinte) municípios, assim divididos: Garanhuns, Capoeiras, Caetés, São João, Lajedo, Bom Conselho, Canhotinho, Correntes, Águas Belas, Calçado, Angelim, Palmeirina, Jupi, Jucati, Saloá, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha, Paranatama e Iati, compreendendo uma área territorial de 6.280 Km2 e uma População de aproximadamente 458.899 habitantes.
 O 9º BPM tem se engajado na defesa da sociedade, conseguindo reduzir os índices de criminalidade em sua área, através de Ações do Policiamento Ostensivo a Pé, Motorizado, de Trânsito e Montado, estando diuturnamente presente em todos os municípios.
 Destacamos a importância do Policiamento com apoio do Motopatrulhamento - ROCAM, da CIOSAC, GT RURAL, do GATI e do PTran, dinamizando e dando maior mobilidade as ações de policiamento pelo 9ºBPM.
A área do 9º BPM é palco de grandes eventos, entre os quais, destacam-se: Carnaval, Paixão de Cristo do Magano, Festival de Música e Artes, Festas Juninas, Festival de Inverno, Festival da Jovem Guarda e Exposição Agropecuária; A Lajefolia, no município de Lajedo, Corrieta na cidade de Correntes, Águas Fest em Águas Belas; Caetés Fest em Caetés, entre outros eventos realizados anualmente em toda a região.
No intuito de promover maior integração com a sociedade são desenvolvidas ainda outras atividades tais como reuniões com autoridades do Poder Judiciário e do Poder Executivo Municipal, líderes comunitários, sociedades organizadas, bem como são ministradas palestras como forma de ação preventiva com os seguintes temas: Educação no Trânsito, Bullying, Drogas em Geral (de uso permitido e de uso proibido), Violência Urbana e Escolar, Direitos e Deveres do Aluno, Atos infracionais e Atos de Indisciplina, Danos ao Patrimônio etc... As quais são solicitadas por escolas da rede particular e rede estadual, tendo prioridade às escolas assistidas pela Patrulha Escolar.
Atualmente, o Comandante do 9º BPM é o Major PM – Abel Ferreira Júnior.

Extraído do link: http://www2.pm.pe.gov.br/web/pmpe/75

segunda-feira, 7 de maio de 2012

HABILIDADE

Cada habilidade serve a um propósito.

“Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória”.
  
     Tudo que a gente faz na vida precisa de habilidade.
     Habilidade significa aquele que é jeitoso, que sabe lidar com as situações.  Precisamos de habilidade em tudo que vamos fazer.
     Precisamos de habilidade na nossa relação conjugal. Casamento é bom, foi Deus quem o instituiu, é uma bênção o matrimônio, mas casamento tem  momentos de crise, de lutas e dificuldades. É preciso habilidade para vencer as crises conjugais.
    Precisamos de habilidade para criarmos os filhos. Os filhos são bênçãos, são herança do Senhor, mas eles crescem, vem a adolescência, temos conflitos e diferenças. Habilidade se faz necessária para que a nossa relação com os filhos continue crescente e saudável.
    Precisamos de habilidade para conviver na igreja. A igreja é o melhor lugar do mundo. Temos um povo escolhido e separado por Deus. Mas a igreja na sua jornada tem momentos de contendas e divergências de pensamentos; se não tivermos habilidade para mantermos  a comunhão, teremos divisões e facções.
    Tudo que vamos fazer na vida é preciso habilidade.
    Quando estudamos acerca  de Davi, percebemos que esse homem teve a  habilidade como um atributo que referendou a sua vida e a  sua história.

1 – Habilidade para se desviar das pessoas negativas.
      Davi foi enviado por seu pai ao exército israelita para levar comida aos seus irmãos. Quando chega ao arraial de Israel, ele se depara com um gigante Filisteu, gritando e desafiando um guerreiro, um valente que tivesse coragem de lutar contra ele. Todo exército de Israel estava amedrontado.
     Davi se dispõe a lutar contra o gigante Golias;  o seu irmão Eliabe veio contra ele e diz a Bíblia: “Desviou-se dele para outro e falou a mesma coisa”
     Precisamos pedir habilidade a Deus para nos desviar das pessoas negativas, porque não podemos gastar energia com elas. O nosso adversário é o gigante que nos desafia todo dia.
    Que o Senhor conceda a habilidade agraciada  a Davi, para que possamos não perder o foco da missão por causa de pessoas negativas!
      2 – Habilidade para fazer e manter amizades.
            Davi tinha uma facilidade enorme para fazer e manter amizades. Ele era do tipo que tinha atração magnética, as pessoas amavam Davi. Entre muitas amizades feitas uma se destaca. Foi a amizade que ele fez com Jônatas.
             A Bíblia diz: “Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão”.
            Tem gente com muita facilidade para fazer amizade, porém não consegue ter  uma amizade duradoura.  Deus nos conceda a habilidade de Davi, para fazer e manter amizade! 

      3 – Habilidade para restaurar vidas.
            Quando Davi chegou na caverna de Adulão, fugindo do rei Saul, que movido pela inveja tentava matar o jovem guerreiro, ele encontrou cerca de quatrocentos homens endividados, rejeitados e repudiados pela sociedade. Davi restaurou esses homens, dando-lhes autoestima e valor. Eles se tornaram os valentes de Davi.
            Nós estamos aqui com a gloriosa missão de restaurar e abençoar vidas em nome de Jesus. Temos a responsabilidade na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

      4 – Habilidade para ver as coisas  boas da vida.
            “Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória”.
            Quando leio esse texto, a primeira coisa que me vêm à mente é que Davi morreu feliz.
            O essência  desse texto mostra que esse é o  último discurso de Davi. Ele reúne o povo e pronuncia suas últimas palavras à nação de Israel. E o conteúdo do seu discurso não tem lugar para lamentos e justificativas pelos erros cometidos durante a sua história. 
             É um pronunciamento de gratidão e louvor a Deus pelas bênçãos recebidas da mão do Senhor.  Davi reconhece a soberania de Deus, a providência divina e a imerecida graça que o acompanhou em toda sua história.
             Esse é o legado de um homem abençoado por Deus, que apesar das lutas e tempestades enfrentadas,  preferiu concentrar sua mente nas vitórias conquistadas e a ele confiadas pelo Senhor.
       Deus nos abençoe e nos dê a graça e a habilidade para vermos as coisas boas da vida!
                                                                                                    
                                                                                                 Pastor Inaldo Peixoto

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A ESPERANÇA



Há muitas coisas neste mundo pelas quais “esperamos”.
     Esperamos receber um aumento salarial. Esperamos que nosso time favorito vença o campeonato. Este tipo de esperança expressa nossos desejos pessoais quanto ao futuro. Temos esperança concernente a coisas incertas. Não sabemos se nossos desejos se realizarão, mas manteremos a esperança de que sim.
     Quando a Bíblia fala de esperança, ela tem em vista algo diferente. A esperança bíblica é uma firme convicção de que as promessas de Deus para o futuro se cumprirão.
     A esperança não é uma simples projeção de desejos, mas uma certeza de que acontecerá. “A qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu”. Hb.6:19
     A esperança é colocada junto com a fé e o amor como uma das três virtudes cristãs que o apóstolo Paulo apresenta em I Coríntios 13:13.  Esperança é fé direcionada para o futuro.
     A Bíblia fala da esperança de duas maneiras. O uso menos comum aponta para o objeto da nossa esperança. Cristo é a nossa esperança de vida eterna. O uso mais comum é quanto a uma atitude de certeza com respeito ao cumprimento da promessas de Deus. O cristão é chamado à esperança, isto é, para a plena certeza da ressurreição do povo de Deus e a vinda do Reino de Deus. A esperança está ligada de forma inseparável à escatologia.
      Paulo lembra aos cristãos que até o Reino venha em sua plenitude, os crentes só podem ter uma esperança assegurada; devem “andar por fé e não pelo que vemos” 2 Co.5:7. Esta esperança não é infundada. Embora a vida do cristão seja marcada mais pelo sofrimento do que pelo triunfo 1Co.4:8-13. o fundamento da esperança está na Deidade.
     Primeiro, o crente olha para a morte e a ressurreição de Cristo. Sua morte representou o momento mais tenebroso para seus discípulos. O Messias prometido estava morto e seu Reino aparentemente perdido. Com a Ressurreição, o desespero transformou-se em esperança. Junto com o sofrimento, seja grande ou pequeno, a esperança do cristão deve prevalecer. Deus é sempre suficiente e fiel.
    Segundo, o crente tem o Espírito Santo como penhor do Reino. Sua presença nos dá a certeza de que o reino será plenamente consumado. O Espírito não só é um sinal para a esperança, mas também o sustentáculo da esperança. Ele cumpre o papel de Consolador, cingindo o crente de esperança e força. É o  Espírito que encoraja o crente a orar ao Pai: “Venha o teu Reino”.
                                                                      Verdades essências da fé Cristã