sexta-feira, 24 de maio de 2013

CORAL SEMÍRAMES BEZERRA DA IGREJA PRESB.CENTRAL DE GARANHUNS FAZ 80 ANOS


Completando 80 anos louvando ao Senhor Deus, o Coral Semírames Bezerra, da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns realiza apresentação especial neste final de semana, a partir das 19h30 do sábado (25) e 19h do domingo (26), naquele Templo Central.

Abaixo, um pouco do perfil da regente que dá nome ao coral, que foi membro desta Igreja Central, na década de 1960.

Irmã Ivanilce Rodrigues - Membro do 
Coral Semírames Bezerra - forneceu
a história que transcrevemos
Reprodução: Halison RodriguesAutor da Foto original: Desconhecido


Através de pesquisa realizada pela nossa Irmã 
Ivanilce Rodrigues Leite e com imagens do seu filho, o Halison Rodrigues - aos quais agradecemos a atenção - conseguimos algumas informações acerca da
A senhora Semírames Bezerra Vilela era natural de Pernambuco, de tradicional família garanhuense. De acordo com informações da irmã Ivanilce, a irmã Semírames Bezerra era uma mulher de baixa estatura, muito alegre e foi bastante atuante na década de 1960 nesta igreja, quando regeu o Coral da igreja durante um período. Abaixo, narrativa da Irmã Ivanilce, que gentilmente pesquisou os dados para que pudéssemos dividir essa história com nossos outros irmãos:Senhora Semírames Bezerra Vilela, (foto) cujo nome foi dado ao Coral da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, grupo de louvor que completa 80 anos de atividades.
Por este coral passaram alguns regentes como: Frances Herart, Cacilda Bezerra, Stefânia Carolina, Sônia Falcão, Leni Campos, Pr. Nivaldo Felipe, Gersina Batista e a mais de uma década temos a nossa irmã Lucienne Monteiro. Na década de 1960 tivemos como regente a irmã Semírames Bezera Vilela, filha de José Bezerra e Priscila Bezerra. Desse casal nasceram 05 filhos que por muitos anos residiram na rua Severiano Peixoto, em Garanhuns. Sr. José Bezerra, pai de Semírames Bezerra, era escrivão do Banco do Brasil em Garanhuns, considerado à época o melhor contador da nossa cidade. Segundo informações, apesar do mesmo não ser portador e diploma nessa área, desenvolveu de forma excelente essa atividade e ainda dominava de forma fluente a língua inglêsa. Posteriormente, essa família mudou-se para a cidade do Recife e logo após, Semírames foi vítima de um terrível acidente, ocorrido no estado da Bahia no dia 27 de Dezembro de 1967, no qual faleceu juntamente com seu irmão, o Professor Fulton Bezerra. Pela sua vida de fiel serva de Deus, amorosa à causa, dedicada à música e ao louvor da casa do Senhor, decidimos, os componentes do coral à época, homenageá-la.”

Acima, foto da Sra. Semírames Bezerra. No recorte de jornal histórico de época, abaixo, a notícia das  trágicas mortes. (clique sobre a imagem para ampliá-la)


Recorte de Jornal da época, noticiando o acidente que vitimou a irmã Semírames.
-------------------------------------------------------------


Imagens recentes do Coral Semírames Bezerra


terça-feira, 7 de maio de 2013

MUDOU O SENHOR A SORTE DE JÓ (Jó:42)

Imagem do google
          Uma das coisas mais espetaculares no cristianismo é o  fato de crermos em milagre.  A qualquer momento Deus pode mudar a nossa sorte e restaura a nossa vida.
         Existe algo que diferencia o cristão do não cristão: é a esperança. Nós enfrentamos o que todo mundo enfrenta, passamos pela recessão econômica e desemprego. Enfrentamos a decepção e sofremos com ela, como todo mundo sofre. Passamos pela enfermidade, pela depressão. Parece que a gente vai sucumbir. De repente. Um milagre está a caminho! 
          Deus abre o mar vermelho para seu povo passar a pé enxuto. Deus envia seu anjo e seus filhos caminham pelo fogo. Deus manda o maná e alimenta milhões durante 40 anos, não permitindo que nada faltasse ao seu povo.   
          Ele é o Deus que restaura a nossa sorte. Que envia o avivamento na sua igreja. Que transforma as trevas em luz. A morte em vida. A maldição em bênção. Diz o texto: “Mudou o Senhor a sorte de Jó no dia que ele orava pelos seus amigos”. 
          Você conhece a história de Jó e tudo que ele enfrentou.  Era o homem mais rico do oriente. Homem justo, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Perdeu tudo: Bens, família, amigos, saúde. Ficou na miséria. Diz o texto que apareceram três amigos, que durante 7 dias nada falaram, apenas sofreram com o estado de Jó. Mas, quando começaram a falar, acusaram Jó de haver pecado gravemente contra Deus. Eles entendiam que aquele sofrimento todo era consequência do pecado.
          É a famosa teologia do achismo.   Essa é uma teologia que ainda hoje está presente no meio cristão.  Infelizmente tem muito crente que não cuida da sua vida e fica especulando a vida dos outros. Mas, no dia que Jó resolveu orar pelos seus amigos, interceder a Deus por eles, o Senhor o abençoou.

1 – Essa é a primeira lição. Devemos orar por aqueles  que nos perseguem.

         Quando Jó ora por eles, mostra que seu coração não guardava magoa, ressentimento ou qualquer sentimento faccioso. O verdadeiro cristão não deseja o mal do próximo. O verdadeiro cristão não se apresenta diante de Deus para  pedir o mal do seu próximo. O verdadeiro cristão não retribui mal com mal. Mas, ele deseja o bem até para aqueles que lhe fizeram mal. A exemplo de José do Egito, ele disse aos seus irmãos: “Vós intentaste o mal contra mim, mas Deus converteu em bem...”.

2 – Deus permite que o justo sofra.

        O sofrimento, as provações que enfrentamos na vida, faz parte do nosso crescimento e amadurecimento.
     A Bíblia diz: “O cristão é provado, assim como o ouro passa pelo fogo”. Para ser purificado, para ficar o puro ouro. Tiago diz: “Tende grande alegria quando passardes por varias  provações”. O poeta canta: “Cada vez que a minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais”. 
        Jó sofreu intensamente em varias áreas de sua vida. Perdeu todos os bens e ficou na miséria, ele que era o homem mais rico do oriente. Tinha Dez filhos e morreram todos de uma só vez. Contraiu uma enfermidade que o atormentava dia e noite. A situação de Jó foi tão lastimável que ele a maldiçoou o dia do seu nascimento. O inimigo zombando e apostando que Jó não suportaria aquela luta avassaladora.  Mas em meio as provas da vida não estamos sozinhos, não estamos órfãos. 
          A Prova tem um lado pedagógico, porque ela nos ensina a depender de Deus. Ela nos ensina que não somos nada. A força recebida para superar as provas, vem do Senhor.  A prova, pedagogicamente falando, leva-nos  a humildade, ao pó, ao quebrantamento. A prova nos leva a ter uma experiência extraordinária com Deus. 
           Jó percebeu que não era nada, Jó se humilhou diante do Senhor. Jó teve uma experiência extraordinária com Deus. Ele disse: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar, agora os meus olhos te veem”.

3– Soberania de Deus.

          Deus permitiu que o inimigo arrebentasse com a vida de Jó. O inimigo é perverso, sagaz, astuto.  Mas, teve uma hora que Deus disse:Chega! E o Senhor restaurou a sorte de Jó.
        Primeiro – Restaurou sua saúde e lhe concedeu vida longa. Jó viveu até a quarta geração de sua família.
        Segundo – O Senhor restaurou seu casamento. A mulher de Jó, depois de tanto sofrimento estava amargurada. Diz o texto: “Que seu bafo se tornou estranho a sua mulher”. Ela olhou para Jó e disse: “Amaldiçoa a Deus e morre”. Aquela mulher não tinha alegria  em viver, a depressão tomava conta. Deus derrama um vinho novo  naquela relação, eles se apaixonam e tem dez filhos.
        Teceiro – Deus abençoou os bens de Jó:  Ele conseguiu o dobro do que tinha.  Ele foi próspero, a graça de Deus foi abundante em sua vida. 
      Quarto – Deus abençoou as amizades de Jó: sua família, seus amigos.  Jó não estava mais sozinho.
      Quinto – Deus abençoou sua vida espiritual. Antes Jó era um homem justo, que exercia com fidelidade o sacerdócio em sua casa. Agora, depois das experiências vivenciadas, ele está avivado, transformado e renovado na presença do Senhor.

Pastor Inaldo Peixoto