“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento”. Fp.4:8
- Uma palavra que me tem falado muito ao coração é resiliência. Obviamente quando analisamos o significado de tal expressão, percebemos o quão importante é “ser resiliente”.
- Resiliência significa “capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade. Preservar sua anatomia, manter sua essência”.
- Resiliência é frequentemente atribuída a processos que explicam a “superação”de crises e adversidades. Um pensamento que produz uma reflexão resiliente é: “do passado lembrar, do presente ousar e do futuro sonhar”. Podemos asseverar que o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro é resiliente.
1 – Do passado lembrar. Quando olhamos para o passado da nossa escola, certamente temos muitas lutas, muitas vitórias porque Deus nos abençoou e nós vencemos. A vida tem uma dicotomia: Enfrentamos tristezas e alegrias, vitórias e derrotas. O Quinze tem um passado de superação, um passado de gratidão ao Deus soberano que, através da sua providência sustentou e operou eficazmente para que esse educandário fizesse história e entrasse na história, afinal o Senhor da história é o Senhor do Quinze de Novembro.
2 – Do presente ousar. Esse é o nosso presente. É hora de agradecer e louvar a Deus pelas copiosas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. É hora de afirmar como o profeta Samuel: Ebenézer “Até aqui nos ajudou o Senhor”. O Colégio Quinze de Novembro tem sido ousado no educar. Educar para a vida eterna e educar para a ciência, levando os nossos alunos a ter uma visão holística da vida, preparando os nossos jovens para fazer diferença na sociedade pós-moderna.
3 – Do futuro sonhar. É bom sonhar, convém sonhar. Não podemos desistir dos nossos sonhos, pois os sonhos acalentam a alma e alimentam o nosso viver. A direção do Quinze sonha com a Universidade Quinze de Novembro, para tanto estamos trabalhando e trilhando o caminho para que o sonho se realize, oferecendo aos nossos jovens a possibilidade de, na própria cidade de Garanhuns, terem os cursos e especializações por eles almejados, preparando-os para o Brasil e o mundo.
Concluindo: Deus continue abençoando o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, o Conselho Deliberativo e todos que fazem a família Quinze! Que possamos atentar para as palavras do apóstolo Paulo: “Em tudo que é verdadeiro, tudo que é amável e tudo que é justo”, seja esse o padrão e o principio norteador desse educandário . A Deus, toda glória! Pastor Inaldo Cordeiro ( Capelão do Colégio Quinze)