quinta-feira, 29 de maio de 2014

É UM PRIVILÉGIO LOUVAR AO SENHOR

 
 
“Esperei confiantemente pelo Senhor, ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre a rocha e me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e  confiarão no Senhor”.
 
Sl.40:1-3.
Quando estudamos as Escrituras, percebemos que vários servos do Senhor louvaram a Deus com toda intensidade, de coração. A Palavra de Deus nos exorta: “Todo ser que respira louve ao Senhor”. Nesse salmo, o salmista destaca algumas razões pelas quais devemos exaltar ao Senhor.
    1 – Porque Ele nos tirou da lama.
    Quando olhamos para nossa condição sem Cristo, constatamos não apenas o nosso estado de perdição, mas a lama do pecado que nos torna totalmente depravados e carentes da graça de Deus.
    O poeta canta: “A minha alma estava longe dos caminhos dos céus, eu era pobre e desprezível pecador, mas Jesus já transformou minhas trevas em luz, quando ele estendeu sua mão para mim”.
    2 – Ele firmou os nossos pés sobre a rocha.
O Senhor nos regenerou, ele nos tirou da lama e firmou os nossos pés sobre a rocha.
Jesus é a  rocha eterna, a pedra angular. A nossa vida está fundamentada em Jesus Cristo, Ele é o autor e consumador da nossa fé. Em Cristo somos mais que vencedores; em Cristo podemos afirmar, como o apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar- do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
    3 – Ele pôs em nossos lábios um novo Cântico.
    Somos privilegiados, agraciados e abençoados. Ele nos tirou do pecado, do jugo da servidão. Ele firmou os nossos passos em novo projeto de vida, com novas perspectivas, novos sonhos e ideais.
    Ele agiu em nosso interior fazendo brotar um novo cântico, a exemplo de Maria, que disse: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. Um novo cântico significa expressão de gratidão a esse Deus maravilhoso que nos amou e salvou. Um novo cântico significa motivação para bendizer o nome do Senhor, como disse o salmista: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. 
     Concluindo: Você que nasceu de novo faz parte da Igreja do Senhor. Lembre-se: é um privilégio louvar ao Senhor. Você, corista, que faz parte desse abençoado coral Semírames Bezerra, sinta-se um agraciado pelo Senhor, escolhido por Deus para louvar o seu precioso nome. Cante com entusiasmo, cante com motivação, com todo o seu ser e exalte ao Senhor, mesmo diante de todas as lutas e provas que certamente você enfrenta no dia a dia, mas, com intensidade de coração, exalte ao Senhor.
Deus abençoe o coral Semírames Bezerra na sua sublime missão de anunciar as boas novas de salvação através da música. E que a graça do Senhor esteja sobre todos.     
 
Pr. Inaldo Peixoto
 

domingo, 25 de maio de 2014

CORAL SEMÍRAMIS BEZERRA, 81 ANOS DE LOUVOR E FÉ

 Nosso coral Semírames Bezerra completa 81 anos de organização.  A nossa igreja está feliz por esse momento e essa data tão significativa.

    - Além das participações nos cultos,  o coral também tem um grande legado nas cantatas de natal, páscoa e tantos outros eventos marcantes em nossa igreja.

    São muitas as gerações de coristas que participaram e louvaram a Deus nesse coral. Agradecemos a Deus pela vida daqueles que hoje fazem o coral Semírames Bezerra. Deus abençoe a regente nossa irmã Lucienne Monteiro; o organista, o irmão Aldeci, e todos os coristas.

   Destaco três relevantes aspectos do coral:

1 – O coral anuncia a boa e agradável Palavra de Deus.

      É importante destacar o zelo e a sã doutrina anunciada pelo coral. Não é qualquer música cantada por eles.
     O nosso compromisso é com a Palavra de Deus, e a música cantada pelo nosso coração deve expressar uma teologia bíblica e as experiências vivenciadas sejam pautadas na Palavra de Deus.
Sem uma profunda experiênciacom Deus, a música será sempre vazia e sem sentido.
    - A canção que agrada ao Senhor é resultado do envolvimento com o Deus Todo-Poderoso.
  - Como canta o poeta: “O meu louvor é fruto do meu amor por ti, Jesus;  de lábios que confessam o seu nome; é fruto de tua graça e da paz que existe em mim e do teu Espírito que habita em mim.’
. “Não podemos dissociá-la, entretanto, de seu caráter artístico, técnico e estético. Em I Coríntios 14.15, o apóstolo Paulo diz “Que fazer, pois? Orarei com espírito, mas também orarei com o entendimento. Cantarei com espírito, mas também cantarei com o entendimento”. Ouço, repetida e comumente, a opinião de que no louvor o que importa não é a técnica, que na igreja não há necessidade de aprimoramento. O apóstolo, entretanto, fala do louvor com entendimento, com inteligência, com a alma e o coração, com consciência do que se está fazendo, tanto espiritual como intelectualmente”

   “O sucesso está em I Coríntios 14. 15: Louvar com espírito, mas também com entendimento, sabendo, realmente, porque se canta, o que se canta e para quem se canta. O canto coral é tão transformador como é o Evangelho, mas, para tanto, é necessário que atinja o coração humano”.


2 – O Coral é  instrumento de comunhão e fortalecimento do amor fraternal.
   A música coral, na igreja, ocupa um papel relevante de transformação, comunhão, inspiração e edificação.
   A comunhão, o fortalecimento do amor fraternal é algo natural na vivência do coral, pois os ensaios e os momentos devocionais tornam o coral mais próximo, proporcionando o crescimento espiritual dos coristas que juntos louvam  a Deus.
   A música sensibiliza as pessoas e as torna mais humanas e fraternas, promovendo a unidade e  a paz entre os irmãos. Como canta o poeta: “Eu sou um com você no amor do nosso Pai, somos um no amor de Jesus”.
   3 – O Coral é instrumento de evangelização e propagação da Palavra.
   - Entre muitos atributos, temos a evangelização em hospitais, colégios, cadeias e outros locais que o coral participa, levando a maravilhosa e preciosa mensagem do evangelho, que é o poder para salvação de todo aquele que nele crê.
  - Muitos tristes ficam alegres, muitos cansados renovam as forças, muitos abatidos e desesperançados encontram esperança ao ouvir as belas melodias cantadas pelo coral.
  - Letras que falam de Cristo e que atingem não somente as emoções, mas a alma daqueles que ouvem o evangelho através da música.
   Deus abençoe o coral Semírames Bezerra na sua sublime missão de anunciar as boas novas de salvação através da música e que a graça do Senhor esteja sobre todos!
                              Pr. Inaldo Peixoto