quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A IGREJA DE CRISTO



(Presbítero Alexandre  Monteiro)
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:42-47)

Aprendamos a ver e a reconhecer a mão de Deus em tudo o que temos e em tudo com que nos deparamos. Essa convicção, tão profunda e permanente acerca do Altíssimo, que ordena e governa absolutamente tudo quanto nos diz respeito, tal qual a luz, esparge brilho e beleza sobre todas as coisas ao nosso redor, deve fazer parte da igreja!

Quando olhamos para trás e quando olhamos para o hoje, a única coisa concreta que podemos enxergar é a mão do Todo-Poderoso fundando e mantendo esta igreja.

O texto acima é uma descrição espetacular do que era a igreja do primeiro século e que precisa ser resgatada nos dias de hoje. A Igreja Central está focada em resgatar essa imagem, sem abrir mão dos seus princípios reformados.

Dificuldades existem, problemas são permanentes, mas esta é uma marca de qualquer igreja que queira ser fiel ao seu Deus. A perseguição do inimigo só ocorre quando a igreja está avançando.
Nós, os cristãos, estamos unidos não só por nosso compromisso com Jesus Cristo, como também por nosso compromisso com a igreja de JesusCristo. Precisamos ter a mesma perspectiva da igreja que Jesus tinha, e redescobrir a visão de uma igreja viva, renovada pelo Espírito Santo, tal como foi nos seus primeiros tempos. O propósito de Deus não é salvar indivíduos e perpetuar seu isolamento. Deus se propôs edificar a igreja, uma comunidade nova e redimida. Planejou-a na eternidade passada, está levando-a a cabo no processo histórico do presente, e será aperfeiçoada na eternidade que virá.
A igreja está no centro do plano de salvação. Cristo morreu não só para nos redimir de toda iniquidade, mas também para reunir e purificar para si mesmo um povo entusiasmado pelas boas obras. Assim diz a Palavra:
“O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14)
Na eternidade, Deus nos reunirá aos redimidos por Cristo como um só povo, do qual o apóstolo João teve uma antecipação extraordinária:
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” (Apocalipse 7:9-10)
A doutrina da Soberania de Deus é, sem dúvida, a marca da IPB, e é exatamente por esta soberania que estamos aqui hoje comemorando 112 anos de fundação da Igreja Central de Garanhuns. E que o Senhor nos conceda a graça de completar outros aniversários até que Ele venha nos buscar, esperando que não tarde — “Maranata — ora vem Senhor Jesus”! Esta é sem nenhuma dúvida a oração da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário