quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU



Devemos acrescentar que essa oração foi ensinada por Jesus aos seus discípulos. Sua autoria constitui o elemento básico e fundamental para o seu estudo diário. Procedeu do Senhor Jesus. Daí, seu imensurável valor permanente. Ela foi dada aos crentes, aos discípulos.
    Ele disse: “Portanto, vós orareis assim; Pai nosso que estás nos Céus...”. Não é oração para descrente, crentes em outros senhores ou ateus. É oração de crente. Se somos crentes, essa oração é nossa, em Cristo.
     Fizemos ligeira introdução a respeito da “Oração do Senhor” e sugerimos um questionário, com propósito de levar os irmãos a pensar no que já dissemos sobre o assunto, a fim de prosseguirmos analisando outros elementos bíblicos da oração. Talvez seja oportuno lembrar que a Oração do Senhor tem sido caracterizada por vários nomes, todos com certo fundamento e base. É a oração que toda a cristandade ora e parece que se torna, cada vez mais, elo entre os cristãos de diferentes ramos. Ela nos ensina:
 A paternidade de Deus - Nela estamos declarando nossa filiação universal para com o Senhor de todos os homens. A doutrina da Paternidade que aparece nas Escrituras assume nessa oração a clareza, a universalidade e afirmação prática, que a cristandade precisará reconhecer e proclamar, por meio da oração. Nessa paternidade, a oração também define a natureza da paternidade que Deus exerce em relação a nós, seus filhos. “ Pai Nosso, que estás nos céus” é a afirmação de nosso reconhecimento quanto à paternidade do Senhor. Conforta-nos o fato de podermos sentir nossa filiação segura e certa para com o Pai glorioso, ao qual  Jesus Cristo nos ensinou a buscar em nossa oração.
·  A divindade do Pai, “...que estás no céu”, distinguindo-se de toda limitação humana dos filhos. Sua divindade de essência e de natureza nos dá tranquilidade e a santidade divina do Senhor nos garante que podemos estar seguros e protegidos pelo Pai, que governa todas as coisas, pela sua infalível paternidade divina. Reconhecer esse fato, na oração, significa reconhecer a divindade do pai, em quem os filhos confiam e por isso descansam na sua misericordiosa providência, sob a qual todos somos filhos confiantes e esperançosos.
·  A nossa filiação exclusiva. Nosso egoísmo se dissipa, pois somos todos igualmente filhos, pela paternidade única, sob a qual nossa filiação é fraterna e exclusiva. Assim, orar o pai-nosso é reconhecer a fraternidade de todos para com a paternidade de Deus, debaixo da qual só existem filhos, pois só um é Pai de todos, do qual todos os crentes são filhos. Ser filho do Pai é reconhecer no outro a irmandade e a fraternidade únicas.
    Essa invocação do pai-nosso coloca os que oram diante das três grandes verdades, que lhe referimos aqui, a fim de que você não ore a bela oração inconscientemente, mas com reflexão e seriedade, compreendendo as imensuráveis implicações que ela tem para sua vida e para a vida da cristandade total. È isso que estamos dizendo quando oramos: “Pai Nosso que estás nos céus”. Procure orar assim essa oração e você crescerá na compreensão do que Deus lhe está dizendo por meio dela.
Fonte: Livro Desafio da Vida Cristã - Wilson de Souza Lopes



Um comentário:

  1. Gosto muito desse blog e do programa de rádio também, parabéns ao Pastor Inaldo e a toda equipe!! :)

    ResponderExcluir