terça-feira, 23 de agosto de 2011

VALORES INEGOCIÁVEIS



“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.


         A filosofia que tem predominado no mundo pós-moderno é o relativismo. O ensino filosófico é: “Não existe verdade absoluta”. 
         Outro ensinamento filosófico com grande aceitação em nossos dias é o hedonismo. A busca do prazer a qualquer custo.  Esse sistema ensina que o certo é aquilo que é agradável. A palavra “hedonismo”  vem do grego Ihdonh, “prazer”.
         Esse é o mundo capitalista, ativista e consumista que estamos vivendo, onde na sua maioria as pessoas valem o que tem.
         Porém, quando nos voltamos para o evangelho de Jesus, percebemos que existem valores que transcendem  ao tempo, são valores inegociáveis. Jesus disse: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

         1 – O primeiro valor inegociável é amar a si mesmo.
         Tenho que gostar de mim. Quem se ama tem projetos, tem sonhos, tem futuro. Quem se ama edifica sua vida sobre a rocha e tem princípios estabelecidos que fundamentam sua fé. A exemplo de Daniel na Babilônia, ele colocou no seu coração não se contaminar com o manjar do rei porque aquela comida vinha de encontro a sua crença, aos seus valores. Ele foi firme na sua posição!
         Quem se ama perdoa, não é amargurado, vingativo e iracundo. Quem se ama agradece a Deus todo dia pelo milagre da vida e vive intensamente cada momento.

         2 – O Segundo valor inegociável é amar ao próximo.
                   Esse é outro aspecto que está faltando em nossa sociedade. Tanta gente sofrida, discriminada, rejeitada e repudiada. Falta amor ao próximo! Estender a mão ao caído,  ajudar o ferido, amparar o órfão e a viúva. São valores que precisamos resgatar, amar os amigos e louvar a Deus pela família, pela igreja. A ausência do amor ao próximo leva a conseqüências terríveis como guerra, seqüestro, fome e miséria.

         3 – O terceiro valor inegociável é amar a Deus sobre todas as coisas.
          A nossa sociedade está vivendo como se Deus não existisse. E aqueles que crêem em Deus estão sendo incentivados a buscarem ao Senhor por causa das suas bênçãos e não pelo que Ele é.  Infelizmente estão negociando a fé. Estão fazendo da igreja uma empresa, do púlpito um balcão e do evangelho um produto. O culto está sendo transformado  em show.

            É preciso com urgência voltar ao primeiro amor. É preciso voltar a simplicidade do evangelho. Deus deve ser prioridade em nossa vida.  Devemos amá-lo de todo o coração e todo entendimento. Como canta o poeta: “O amor é o bem maior, riqueza de valor  para o coração, para o coração. O amor é eficaz e alegria traz, grande emoção, grande emoção...”  Deus é prioridade na nossa vida!

“Lembra-te do teu criador, nos dias da tua mocidade...”
                                                                                                       
Pr. Inaldo Peixoto


Um comentário:

  1. Deus é o Criador do Universo e de tudo que nele há. Ele é o ontem, o hoje e o amanhã. Dono da prata e do ouro e autor da nossa fé. Nele deve ser firmado os nossos caminhos. As tentações são muitas, mas cada vez mais devemos enxergar que sem Deus em nossas vidas, o vazio nunca vai ser preenchido por prazer algum , qualquer que seja ele... E mais o mais duro de tudo é descobrir isso pela dor. DEUS ABENÇÕE À TODOS!

    ResponderExcluir