quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“Se o meu povo que se chama pelo meu nome...” II Crônicas 7:11 -14

(Imagem do site papocristao.com)
       Salomão acabara de construir o templo, era momento de festa, de celebração e louvor a Deus. O povo estava feliz, o rei estava exultante. De noite o Senhor apareceu a Salomão e lhe fez promessas condicionais.
      Se você ler o texto bíblico vai perceber que Deus estava desejoso em abençoar seu povo. O Senhor almejava derramar bênçãos sem medidas no arraial do Seu povo. Disse Deus: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos a oração que se fizer neste lugar”.
      A casa de Deus é lugar de bênção! A Igreja do Senhor é lugar de comunhão, de alegria e visitação extraordinária do Espírito Santo. A Igreja é lugar terapêutico, como canta o poeta: “Os feridos de alma são curados, os cativos e oprimidos livres são, os enfermos e doentes são sarados, pois, o Espírito de Deus está aqui”.
     Mas para Deus continuar abençoando o seu povo de forma maravilhosa e abundante era necessário que povo cumprisse sua parte no pacto, na aliança.

     1 – Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar.
       Quando você estuda a história de Israel, percebe que aquele povo não se humilhou era um povo obstinado, orgulhoso, soberbo e presunçoso.  Precisamos nos humilhar diante do Senhor se queremos as suas bênçãos, pois, a Palavra de Deus recomenda: “Humilhai-vos diante da onipotente mão de Deus e no devido tempo, Ele vos exaltará”.   
       
        Infelizmente temos muitos cristãos soberbos e orgulhosos.
        Ouvi a estória do galo, ele cantava e o sol nascia. Ele achava que o sol só nascia porque ele cantava. Um dia o galo dormiu demais e quando acordou o sol já estava brilhando. O galo morreu de desgosto porque descobriu que o sol nascia independente dele cantar.   Humildade meu irmão! Porque Jesus disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..”

     2 – Se o meu povo que se chama pelo meu nome buscar a minha face através da oração.
        Israel não perseverou em buscar a face do Senhor, foram idolatras, praticaram a feitiçaria e por causa da perversão daquele povo, aquela casa virou provérbios.
        Precisamos buscar a face do Senhor através da oração, porque sem oração somos semelhantes aos espias que foram olhar a terra, eram príncipes, representantes do povo de Deus, mas ao invés de olhar para as promessas do Senhor Jeová, eles olharam para os gigantes da terra e então veio a derrota.
       Sem oração somos semelhantes aos filhos do sacerdote Eli, eles tinham a arca da aliança símbolo da presença de Deus, mas eles não tinham a presença do Senhor porque não buscavam a face de Deus.
       Sem oração somos semelhantes ao servo do profeta Eliseu, ele tinha o cajado profético, mas não tinha a unção do profeta.

      3 – Se o meu povo que se chama pelo meu nome se converter dos seus maus caminhos.
        Israel não se converteu, eles estavam divorciados de Deus e por causa da depravação daquela nação veio o cativeiro.
        Precisamos de conversão e não estou falando da conversão ao Senhor Jesus, essa é única e exclusiva. Foi o dia mais feliz da nossa vida o encontro pessoal com Cristo, quando ele nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz.
      Precisamos converter os pensamentos, precisamos converter a língua,  converter o temperamento e os sentimentos. Existem muitas coisas em nossa vida que precisam de mudança. Que o Espírito santo converta os nossos corações e que possamos clamar como o profeta Jeremias: “Converte-nos a Ti e nós nos converteremos”. 

        Que Deus nos  abençoe.   

Pastor Inaldo Peixoto

7 comentários:

  1. E exatamente disso qui povo de Deus ta precizando de uma verdadeira convenção o problema é qui muitos lê a ascritura e acha qui ta entendo por que o que Deus ta falando é para qui se errependam dos seus maus caminhos e isso é muito sério para qui tenhas um coração purificado e so assim poderão adorar em espirio e em verdade e so assim nosas vidas será preenchidas das bençãos qui Deus tem para cada um de nós mas precisamos entender a dimenção desses versículos 2Cronica7:11-14 ele é poderocissimos para uma vida plena om Deus.

    ResponderExcluir
  2. HO Gloriaaaassss!!!! demais amei , mto bom mesmo.
    aplicar essa palavras no nossos coraçoes.... que essa palavras adentre nos nossos coraçoes e possamos praticar-las em fé e obediencia ame.... louvado seja o senhor JESUS CRISTO para sempre amem!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando Deus fala " se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e se converte dos seus maus caminhos, Ele esta dizendo para o seu povo deixa de uma vez por toda as praticas pecaminosas ou seja, tem que a ver mudanças de comportamento. ai sim Ele nos ouvira e seremos grandemente abençoados... Amém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem, DEUS É UM SER QUE SÓ VEMOS PELOS OLHOS DA FÉ ,FÉ EM CRISTO JESUS ; ENTÃO NÃO HÁ OUTRO MÉTODO DE RECEBER DA PARTE DE DEUS ALGO QUE NÃO SEJA ATRAVÉS DA ORAÇÃO , ATRAVÉS DA ORAÇÃO EU MIM HUMILHO APRENDO SER HUMILDE ,E VEJO A LINDA E MARAVILHOSA FACE DE DEUS amém?

      Excluir
  4. Nossa! Muito bom o texto.
    Me ajudou muito para um entendimento mais amplo e claro da história do povo de Israel, na época do templo de Salomão.
    Precisava de mais base nisso e encontrei aqui.
    Que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. O povo que se chama pelo meu nome, a cidade que se chama pelo meu nome. Que nome é esse? ;D

    ResponderExcluir