sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TU O SABES, SENHOR! (Ezequiel 37:1-10)

O profeta Ezequiel foi levado para um vale de ossos secos; no final do v. 2, ele destaca que “eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos”. O profeta andou pelo vale de ossos, secos sequíssimos. Esse quadro era um retrato do que fora vivido pelo povo de Israel; no v. 11 podemos ler “Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”.
    Podemos aplicar a realidade deste quadro às diversas situações que vivenciamos na vida, como crise, caos, fundo do poço, desesperança e total falta de perspectivas. Diante dessa imagem, Deus fez uma pergunta a Ezequiel: “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?”. O que muito impressiona é a sua resposta: “Respondi: SENHOR Deus tu o sabes”. O profeta não aborda as questões de querer ou poder. Para Ezequiel a questão não era se Deus queria, ele tinha plena consciência de que Deus sempre quer o melhor para o seu povo. A maior prova de amor está no fato de ter enviado a Jesus para salvar o seu povo e, além disso, ter preparado uma cidade cheia de vida e de glória para os seus filhos. Também a questão não era de poder. Deus pode todas as coisas; aquele que criou tudo do nada, pode operar qualquer coisa, não existe impossível para Deus. A questão levantada de maneira sábia e com bastante discernimento era de “soberania”. “Tu o sabes, Senhor!”
     Muitas vezes, sofremos quando passamos por adversidades e por que Deus não nos responde positivamente às nossas orações. Ficamos a buscar uma razão pela qual algumas vezes o Senhor nos diz, não! E, geralmente atribuímos a alguma falha nossa ou que Deus não nos ama o suficiente, para nos dizer sim. Mas, a grande questão que precisamos entender não está no mero querer de Deus ou no seu poder, o que determina o sim ou o não de Deus é a sua soberania. Precisamos aceitar que tanto o sim quanto o não de Deus, sempre acontecem como manifestação de Sua graça e bondade; o maior exemplo que temos foi quando Jesus orou ao Pai Celeste para que o poupasse daquele cálice da morte; a resposta de Deus foi “não”, e esse não trouxe a nós o grande “sim” da vida eterna. Deus é soberano e sabe o que faz! Em um ato soberano, Deus mandou Ezequiel profetizar “Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso (vv.9 e 10)”. Que milagre extraordinário! O vale de ossos sequíssimos simplesmente se tornou em um exército sobremodo numeroso. Isso deve nos levar à oração. Podemos pedir um milagre, pois o Senhor quer e pode nos atender, mas sempre devemos ter a expectativa de Sua Soberania, “Tu o sabes, Senhor”. Em Efésios 3:20 está escrito “Ora, áquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.   
                                                                                       Pastor Edson Dantas
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário