quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PASTORAL - Mateus 2



Pense no desenho de um cartão de natal. O que você vê?A manjedoura, os reis magos, os pastores, José, Maria, o recém nascido Jesus, a estrela resplandecente, os presentes, os animais. Estas figuras refletem exatamente a história do natal certo? Errado. Nesta pastoral quero tratar  de alguns mitos sobre o natal.

O primeiro mito envolve os magos: A expressão correta é: Magos ou Reis Magos? A tradição diz que eram reis magos, porém a Bíblia não diz isso. De acordo com Mt. 2:1, eles eram apenas e tão somente magos. Os magos ou sábios (Versão Inglesa) eram pessoas que se dedicavam ao estudo das estrelas. Vieram do oriente (Irã ou Iraque), de terras onde a astronomia era praticada.  A Bíblia não diz nada a respeito da quantidade dos magos. Diz apenas “uns magos”. Imaginou-se três por causa dos presentes (Ouro, incenso e mirra - 2:11). Contudo podem ter sido dois, seis, nove, vinte. A tradição oriental cria em doze magos. Os armênios falavam em quinze. Não sabemos também os seus nomes. A tradição os chama de Melchior, Baltazar e Gaspar. Porém não há nenhuma base bíblica. Os magos desempenharam um papel especial na historia de Cristo. Pois mostram que Jesus é o salvador não apenas dos judeus, mas de todos os povos.

O segundo mito está relacionado a estrela:  Geralmente a estrela que guiou os magos é apresentada com  intenso brilho, uma grande cauda, como de um cometa. O texto de Mateus no leva a crer que a estrela era de proporção normal. Os magos, só a identificaram porque eram estudiosos das estrelas, conheciam os astros celestes e perceberam que aquela estrela era especial. Se fosse uma grande estrela todos perceberiam, inclusive Herodes. Impressionante é o fato, de Deus ter falado com os magos por meio de uma linguagem que só eles compreendiam: uma estrela. As Escrituras Sagradas, não diz como os magos associaram aquela estrela ao nascimento de Jesus. Todavia, é possível que eles tivessem conhecimento do texto Nm. 24:17: “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.” Poderiam também, terem recebido uma revelação direta do próprio Deus, quanto ao significado da estrela. O que sabemos ao certo, conforme a Bíblia, é que os magos chegaram a Jerusalém com um firme propósito: “...vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adora-lo.” (V.2 e 11).
         O terceiro mito é uma pergunta: Onde estava Jesus quando os magos chegaram? Quando os magos chegaram a Belém, Jesus estava na estrebaria? A resposta está no V. 11: “Entrando na Casa...”. A viagem dos magos do Oriente para Belém foi longa, durou vários meses. Quando eles chegaram Jesus tinha mais de um ano de idade. É só analisar os versos 7 e 16.  Cai aqui outro mito, os magos não se encontraram com os pastores. Os pastores foram os primeiros a ver Jesus na estrebaria e depois voltaram para os seus rebanhos.
         A ordem correta dos fatos sobre o natal de Jesus: (01) - José e Maria sobem para Belém a fim de alistarem-se (Lc.2:1-5); (02) - Jesus nasce e Maria o deita em uma manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. (Lc. 2:6-7). (03) - Nos campos, um anjo, acompanhado por uma milícia celestial, anuncia a uns pastores o nascimento do salvador (Lc. 2:8-14). (04) - Os pastores na mesma hora vão ver Jesus e o encontram na manjedoura. (Lc. 2:15-19). (05) - Os pastores voltam para os campos glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto (Lc. 2:20). (06) - Em algum momento, aparece a estrela para os magos no Oriente, que iniciam a sua longa jornada e chega a Jerusalém e se encontram com Herodes (Mt. 2:2-3). (07) - De Jerusalém, os magos partem para Belém seguindo a estrela. (Mt. 2:9). (08) - Chegam e entram na casa, vendo Maria e Jesus. Prostam-se e o adoram e entregam os presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt. 2:11). (09) - Em sonho os magos recebem a advertência de Deus para não voltarem à presença de Herodes. (Mt. 2:12). (10) - Em sonho um anjo do Senhor, manda José fugir com Maria e Jesus para o Egito, para escapar das mãos de Herodes. (Mt. 2:13-14). (11) - Herodes percebe que foi enganado pelos magos e manda matar todos os meninos de dois anos para baixo. (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário