segunda-feira, 7 de maio de 2012

HABILIDADE

Cada habilidade serve a um propósito.

“Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória”.
  
     Tudo que a gente faz na vida precisa de habilidade.
     Habilidade significa aquele que é jeitoso, que sabe lidar com as situações.  Precisamos de habilidade em tudo que vamos fazer.
     Precisamos de habilidade na nossa relação conjugal. Casamento é bom, foi Deus quem o instituiu, é uma bênção o matrimônio, mas casamento tem  momentos de crise, de lutas e dificuldades. É preciso habilidade para vencer as crises conjugais.
    Precisamos de habilidade para criarmos os filhos. Os filhos são bênçãos, são herança do Senhor, mas eles crescem, vem a adolescência, temos conflitos e diferenças. Habilidade se faz necessária para que a nossa relação com os filhos continue crescente e saudável.
    Precisamos de habilidade para conviver na igreja. A igreja é o melhor lugar do mundo. Temos um povo escolhido e separado por Deus. Mas a igreja na sua jornada tem momentos de contendas e divergências de pensamentos; se não tivermos habilidade para mantermos  a comunhão, teremos divisões e facções.
    Tudo que vamos fazer na vida é preciso habilidade.
    Quando estudamos acerca  de Davi, percebemos que esse homem teve a  habilidade como um atributo que referendou a sua vida e a  sua história.

1 – Habilidade para se desviar das pessoas negativas.
      Davi foi enviado por seu pai ao exército israelita para levar comida aos seus irmãos. Quando chega ao arraial de Israel, ele se depara com um gigante Filisteu, gritando e desafiando um guerreiro, um valente que tivesse coragem de lutar contra ele. Todo exército de Israel estava amedrontado.
     Davi se dispõe a lutar contra o gigante Golias;  o seu irmão Eliabe veio contra ele e diz a Bíblia: “Desviou-se dele para outro e falou a mesma coisa”
     Precisamos pedir habilidade a Deus para nos desviar das pessoas negativas, porque não podemos gastar energia com elas. O nosso adversário é o gigante que nos desafia todo dia.
    Que o Senhor conceda a habilidade agraciada  a Davi, para que possamos não perder o foco da missão por causa de pessoas negativas!
      2 – Habilidade para fazer e manter amizades.
            Davi tinha uma facilidade enorme para fazer e manter amizades. Ele era do tipo que tinha atração magnética, as pessoas amavam Davi. Entre muitas amizades feitas uma se destaca. Foi a amizade que ele fez com Jônatas.
             A Bíblia diz: “Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão”.
            Tem gente com muita facilidade para fazer amizade, porém não consegue ter  uma amizade duradoura.  Deus nos conceda a habilidade de Davi, para fazer e manter amizade! 

      3 – Habilidade para restaurar vidas.
            Quando Davi chegou na caverna de Adulão, fugindo do rei Saul, que movido pela inveja tentava matar o jovem guerreiro, ele encontrou cerca de quatrocentos homens endividados, rejeitados e repudiados pela sociedade. Davi restaurou esses homens, dando-lhes autoestima e valor. Eles se tornaram os valentes de Davi.
            Nós estamos aqui com a gloriosa missão de restaurar e abençoar vidas em nome de Jesus. Temos a responsabilidade na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

      4 – Habilidade para ver as coisas  boas da vida.
            “Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória”.
            Quando leio esse texto, a primeira coisa que me vêm à mente é que Davi morreu feliz.
            O essência  desse texto mostra que esse é o  último discurso de Davi. Ele reúne o povo e pronuncia suas últimas palavras à nação de Israel. E o conteúdo do seu discurso não tem lugar para lamentos e justificativas pelos erros cometidos durante a sua história. 
             É um pronunciamento de gratidão e louvor a Deus pelas bênçãos recebidas da mão do Senhor.  Davi reconhece a soberania de Deus, a providência divina e a imerecida graça que o acompanhou em toda sua história.
             Esse é o legado de um homem abençoado por Deus, que apesar das lutas e tempestades enfrentadas,  preferiu concentrar sua mente nas vitórias conquistadas e a ele confiadas pelo Senhor.
       Deus nos abençoe e nos dê a graça e a habilidade para vermos as coisas boas da vida!
                                                                                                    
                                                                                                 Pastor Inaldo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário