quinta-feira, 28 de junho de 2012

RESPEITO AOS IDOSOS



Leitura Bíblica: Salmo 71. 1 a 24
“Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares. Pois falam contra mim os meus inimigos; e os que me espreitam a alma consultam reunidos, dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.” (Versículos 9 a 11).
Ser idoso é diferente de ser velho. Saber envelhecer é uma grande virtude, querer parecer-se velho é um grande defeito. O espírito não envelhece, a alma é imortal e o corpo, por enquanto é perecível: “Ele volta ao pó, como era; e o espírito volta a Deus que o deu”. Todavia, na segunda vinda de Cristo, veremos o corpo mortal ser revestido de imortalidade, tanto pela ressurreição dos eleitos para a vida eterna, quanto dos maus para o Juízo Final; com a transformação dos vivos; o arrebatamento da Igreja vemos o abrir dos umbrais da eternidade. Diz-nos o Espírito Santo, através do Apóstolo Paulo: “E, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (I Ts 4.17b). O escritor Edwin Zabriskie, declarou: “Você será um jovem em qualquer idade, se estiver planejando para amanhã.” Como Presidente do Supremo Concílio, ao introduzir, o método de Planejamento Estratégico – que tem o condão de alinhar a nossa visão – e de Administração Estratégica, que alinha a nossa ação, declarei insistentemente: “Quem falha em planejar, está planejando falhar.” É gratificante conectar a capacidade de sonhar, ter ideais e fazer planos para médio e longo prazos. A ditosa velhice, com a qualidade de vida, é para o idoso, que insiste em não ficar velho, e, sim renovar seus sonhos e sua visão do futuro.
Quero convidá-lo/la a analisar comigo o Salmo 71, por inteiro: Súplicas de um ancião ou a oração de um idoso saudável e bem resolvido, que luta e insiste em permanecer de pé quando alguns torcem para que ele caia e até mesmo seja rotulado de esclerosado.  A saída é fazer da oração de Davi, no Salmo 71, a nossa oração e dizer: “O nosso socorro vem do Senhor. O Apóstolo Paulo afirma: “Quem és tu que julgas o servo alheio? para o seu próprio Senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.” (Rm 14.4).
Dom Marcos Barbosa, imortal da Academia Brasileira de Letras – já falecido – declarou: “Não contes a tua idade pelos anos, e, sim pelos amigos que tens.” Dr. Frank Crane, mexe com o coração dos acima de 60 anos, quando sentencia: “Aquele que vive do passado, envelhece antes do tempo; aquele que vive com os olhos no futuro, permanece jovem por mais tempo.”
O Salmo 71 pode ter o seguinte título: A CONFIANÇA DE UMA FÉ MADURA, DE UMA PESSOA MADURA, QUE SABE ENVELHECER SORRINDO.  Na versão dos 70, chamada de Septuaginta, ou a tradução do Antigo Testamento do Hebraico e Aramaico, para o Grego Koinê, ou popular, o Salmo 71 não tem título. Os tradutores da SBB deram um título: “Súplicas de um ancião”. Neste editorial, como ex-Vice Presidente Mundial das SBUs e por dois mandatos seguidos, seis anos no total; fui Presidente da SBB, hoje, tenho o privilégio de ser Presidente de Honra, e atrevo-me a sugerir o título mais amplo retromencionado e grafado em letras maiúsculas.  
I.) O IDOSO QUER RESPEITO: “NÃO SEJA EU JAMAIS ENVERGONHADO.”
Trata-se da oração de um homem idoso, equilibrado. Leio o verso 9, que diz:
“não me rejeites na minha velhice” e o 18, diz: “Não me desampares, ó Deus, até à minha velhice e às cãs” (cabelos brancos). Existe uma certa doçura e serenidade nas palavras do salmista, característica de uma vida longa, passada na dependência e ao abrigo do Deus Onipotente (vs. 5 e 17). Há um distinto paralelo entre os vs 1 a 9 e os vs. 10 a 18. O restante do Salmo tem uma estrutura diferente, mas também se divide em dois grupos correspondentes à seção anterior, ou seja, a ideia de comunhão íntima com Deus está presente nos versos de 1 a 9; e a ideia da firme resolução, a despeito da angústia percebida nos versos de 10 a 18. Decidimos por analisar o Salmo por inteiro, porque as idéias de esperança em Deus (vs. 19-21); e de louvor e de Adoração (Vs. 22-24) que estão presentes na parte final torna apoteótica a conclusão da oração do ancião bem resolvido.  
II.) O ANCIÃO PRECISA SENTIR-SE SEGURO: “SE TU PARA MIM UMA ROCHA HABITÁVEL.” (v.3).
A calma, a dignidade e a confiança inabalável na proteção de Deus aos idosos são verdades inequívocas. O apelo que ele faz é cheio de gentileza “sê tu para mim uma rocha habitável”: Eu preciso sentir a presença de Deus para que tenha segurança e paz. Eis porque ele diz:                                                                                
a)“Tu és a minha esperança, Senhor”, ou seja, “o meu socorro está em o nome do Senhor.”
b) Eu aprendi a confiar em Deus e a Sua graça nunca me faltou. Quem crê confia, e, quem confia, obedece: esta é a dinâmica da fé.
c) Em Ti me tenho apoiado, desde o meu nascimento. Tens livrado, da queda os meus pés; das lágrimas, os meus olhos. Tu és “refúgio e fortaleza: socorro bem presente nas tribulações.
III.) UM IDOSO BEM RESOLVIDO, É VISTO COMO UM PORTENTO
A característica principal desta seção é o espírito de adoração e de louvor ao Senhor. a) Porque Tu tens sido meu forte refúgio;                                                            
b) Os meus lábios estão cheios do Teu louvor;
c) E a Tua glória enche a minha vida como adorador, e, eu sei que enche a Igreja, e
enche a terra.  
IV.) O IDOSO NÃO QUER E NÃO PODE SER HUMILHADO, ENVERGONHADO OU REJEITADO NA SUA VLHICE: ELE PRECISA SENTIR-SE AMPARADO, SABE POR QUE?
a) Os meus inimigos falam contra mimb) Me espreitam a alma e dizem: Deus o desamparou; persegui-o; e prendei-o.
c) Não te ausentes de mim, ó Deus; porque se meu pai e minha mãe ou se a minha
família me desampararem, o Senhor Deus me acolherá.

V.) O IDOSO DIZ: “QUANTO A MIM ESPERAREI SEMPRE DE TI; E TE LOUVAREI MAIS E MAIS.
a) A minha boca relatará os teus atos de justiça e os atos de bondade da família e da Igreja.
b) Sinto-me na força do Senhor Deus:
c)Tu me tens ensinado desde sempre.

VI.) O IDOSO QUER VIVER UMA VIDA COM PROPÓSITO.
a) E sentir-se útil, necessário e desejado. Já se disse que velho, é trapo.
b) Quero anunciar à presente geração a tua força e à geração futura, o teu poder. Ele não quer parar, nunca! Isto não é verdade. Servir ao Senhor, com alegria sempre. Mas não, necessariamente nas rotinas administrativas.
c)Tu me tens feito ver muitas angústias e males. Tens restaurado a minha vida e as
minhas forças.
d) Devolve-me, Senhor, a alegria de viver e a paz no coração: Eu preciso de Ti, Senhor! “Que a minha idade seja calculada pelo meu progresso espiritual.” Disse o celebrado homem de Deus, Fred Beck.

VII.) EU TAMBÉM TE LOUVO E CELEBRO A TUA VERDADE
a) Cantar-te-ei salmos no saltério, com a lira e com a harpa;
b) Os meus lábios te louvarão e bendir-te-ão para sempre;
c) A minha língua celebrará os teus atos de justiça, para todo o sempre.

VIII.) CONCLUSÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS
· Primeira, convido os idosos a agradecer mais e a reclamar menos;
· Segunda, serão envergonhados e confundidos os que procuram fazer o mal contra
os idosos. Existe um código de defesa do idoso, chama-se: “Estatuto do Idoso”.
· Terceira, se todos os filhos honrassem pai e mãe, não teríamos mais violência contra o idoso. Diz o proverbista, em Provérbios 19:26, “O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe, é filho que envergonha e desonra.”
· Quarta, o grande presidente norte-americano, Benjamin Franklin, afirmou: “Muitas pessoas que estão preocupadas em adicionar anos à sua vida,
deveriam, antes, adicionar qualidade de vida aos seus anos.”
· Quinta, o escritor Johannes Peter Schmitt, disse certa vez, com muito acerto: “As pessoas podem ser comparadas aos vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.”
Que Deus nos dê, a todos, a bênção e o privilégio de envelhecer com dignidade, ter mente lúcida e coração puro para amar a Deus, ver a Deus, honrar e glorificar o seu santo nome. É a nossa oração, em nome de Jesus!
Rev. Guilhermino Cunha - Pastor da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário