sábado, 31 de agosto de 2013

NO PRINCIPIO

“No Principio, criou Deus  os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Gn.1;1-2.
 - Gênesis é o livro das origens. É o primeiro livro da Bíblia, sem ele não poderíamos entender a essência da mensagem registrada nas Escrituras.
   - No Gênesis temos todas as doutrinas da fé cristã:

    A doutrina de Deus > O criador de todas as coisas, Senhor soberano que dirige a história.
    A doutrina dos Anjos > Várias passagens do Gênesis apresenta os anjos do Senhor ministrando em favor dos homens.
   A doutrina do pecado > Revelando a depravação total do homem, após desobedecer ao Senhor e comer do fruto proibido.
   A Doutrina da graça >  Mostrando o Deus gracioso e amoroso que incondicionalmente ama o homem pecador e revela o eterno concerto da redenção através de Jesus Cristo o prometido nas Escrituras.
- É um livro rico e um tesouro inesgotável das verdades eternas. 
 - Nos capítulos 1 e 2 temos o registro da criação, a forma como Deus criou todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade.
 - O capítulo três de Gênesis nos fala da queda do homem.
    - Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Éden para que ele governasse e desfrutasse de plena felicidade.
   - Deus criou o homem com livre arbítrio, ele tinha poder para pecar e poder para não pecar. Deus não fez um robô e, por isso, Ele colocou no  jardim a árvore do conhecimento do bem e do mal, para que o homem   pudesse escolher e provar seu amor e obediência ao seu criador.
   - Entretanto o homem resolveu pecar. Trazendo consequências desastrosas aos seus descendentes e  a toda criação de Deus. Quando Adão pecou, pecamos com ele. Adão era o nosso representante.
  - O homem perdeu o livre arbítrio. A descendência de Adão está sob o jugo do pecado. Já nascemos escravos do pecado. A Bíblia diz: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”.  Diz a Palavra de Deus: “Quem comete pecado é escravo do pecado”, “Todos pecaram”.
    - Mas o segundo Adão veio para nos resgatar do jugo do pecado. Jesus Cristo liberta o homem e o torna filho de Deus. Foi Jesus quem disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
   - Só através de Jesus Cristo temos pleno acesso a Deus o Pai e podemos vivenciar a comunhão e graça do Senhor. A Palavra nos ensina: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus”.
   - O homem pecou, mas, Deus anunciou o Proto-evangelho. (Primeiro Evangelho) em Gn.3;15. “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.  
   - A solução é Jesus Cristo, só o Senhor pode nos dá vida e vida em abundancia.   Deus te abençoe! 
                                               Pr. Inaldo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário