segunda-feira, 23 de maio de 2011

SOLIDÃO

Imagem do Google

“Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito”. Salmo.25:16

                A solidão é um problema comum que atinge a todas as classes sociais e a todas as idades. Ela pode persistir por alguns momentos ou até durar a vida toda. É considerado uma das principais causas do sofrimento humano.
           Quando estudamos a Bíblia Sagrada descobrimos que os homens de Deus enfrentaram de forma terrível e avassaladora momentos intensos de solidão.  O próprio Deus após criar o primeiro homem observou: “Não é bom que o homem esteja só”.
                O patriarca Jó enfrentou momentos terríveis de solidão após a grande provação que sobreveio a sua vida. O apóstolo Paulo, homem usado de forma extraordinária por Deus, suplicou desesperadamente a Timóteo: “Procura vir ter comigo depressa”. “Ninguém me assistiu na minha defesa”.
                Existe a solidão voluntária, essa acontece quando a pessoa prefere ficar sozinha.
         Existe a solidão involuntária, essa acontece quando a pessoa não deseja está sozinha, mas continua solitária. 
              A solidão gera um vazio no coração, muitas vezes acompanhado de tristeza e falta de ânimo. Produzindo um sentimento de rejeição onde a pessoa sente-se deixada de lado por um grupo de amigos ou parentes.

                I - Vários tipos de solidão:

1 – A solidão emocional: É aquela que envolve a falta ou a perda de um relacionamento. Como por exemplo: Alguém amado partiu para sempre  ou relacionamento rompido entre um jovem e uma jovem que se amavam.
2 – A solidão social: É o sentimento da falta de propósito na vida. A pessoa fica fora de tudo. Na verdade está á margem da vida.
3 – A solidão existencial: Acontece quando a pessoa está longe de Deus a exemplo do filho pródigo que saiu da casa do pai, gastou os seus bens e ficou só, na mais profunda solidão.
  
                II - Causas da solidão:

 1 – Tecnologia. O grande avanço tecnológico trouxe muitas contribuições positivas para o desenvolvimento do homem, mas, afetou outras áreas em sua existência. O homem nos dias pós-moderno está mais solitário. Muitos procuram mais o relacionamento virtual, outros passam horas e horas jogando na internet,  e não tem mais tempo para os amigos.
2 – Urbanização. O crescimento espantoso das cidades e metrópoles levam o homem a ter medo de relacionamento e muitos vivem entre milhares de pessoas, porém, sozinhos.
3 – Televisão. Em uma família de classe média é comum ter vários aparelhos na casa e cada um assiste a programação predileta e isso tem contribuído para que as pessoas estejam cada dia mais distantes.

                III – Como Vencer a Solidão?

1 – Admita o problema. Esse é o primeiro passo para cura.
2 – Considere a causa.
3 – Aceite o que não pode ser mudado.
4 – Crie novos hábitos.
5 – Participe da Igreja.  A igreja é lugar de comunhão, é lugar de congraçamento, lugar de encontro, de rever amigos e familiares.  

Deus nos abençoe.  

Pr. Inaldo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário