quinta-feira, 28 de abril de 2011

A VERDADE QUE LIBERTA

                   Ouça o programa radiofônico do domingo dia 24 de abril de 2011:



TODOS NÓS TEMOS UM GIGANTE PARA VENCER

Imagem do google.
              
            Esse espaço foi aberto  especialmente para você, adolescente, na expectativa que possamos transmitir mensagens que falem ao seu coração e que possam produzir transformações, crescimento espiritual  e crescimento na ética cristã em sua vida.
Iniciaremos com pastorais e temas bíblicos que possam ensinar princípios cristãos para o seu desenvolvimento. Os temas contemporâneos também serão abordados neste espaço e, desejamos que você nos envie  sugestões de temas e comentários   para juntos crescermos neste caminhar.
Deus abençoe e ilumine teu caminho.
     
                   “Não posso andar com isto...” (I Sm 17:39)

Sei que você conhece a história de Davi e a luta que o mesmo travou com Golias, vencendo o gigante de 2.92m  de altura, proporcionando uma mudança extraordinária no exercito de Israel. Aqueles soldados que estavam desmotivados, amedrontados de forma iminente encontraram  coragem e força para enfrentar o exército dos Filisteus.
Davi surge na história de forma despretensiosa aos olhos dos homens, ele não foi convocado para guerra, era um adolescente que fora levar comida para seus irmãos e, chegando no arraial de Israel se deparou  com um gigante desafiando qualquer valente para lutar contra ele. Todos estavam com medo e escondidos, Davi resolveu aceitar o desafio e  imediatamente o levaram a presença do rei Saul. Ele olhou pra Davi e, deve ter pensado: “Não tem outro, vai tu mesmo...”. Assim ordenou o rei Saul  que colocassem a sua armadura em Davi; o adolescente era tão magro, que não conseguiu andar com armadura, pois, a mesma  era muito pesada para ele. Davi declarou: “Não posso andar com isto...”

Quero destacar algumas lições:

1 -  Todos nós temos um gigante para vencer.
Certamente existe um gigante que te desafia todo dia, quem sabe é o gigante das paixões sexuais ou o gigante do temperamento, alguns tem um temperamento terrível. Ou gigante da preguiça, alguns tem  dificuldade para estudar. São gigantes que precisam ser vencidos.

2 – A nossa vitória vem do Senhor.
Davi venceu Golias, porque ele confiou em Deus e tinha convicção da vitória. Meu querido adolescente, você vencerá as lutas da vida quando aprender a  deixar de lado a armadura de Saul, que pode ser simbolizada pela ganância, a soberba e a altivez humana. Você vencerá quando lutar em nome do Senhor, com as armas do Senhor dos exércitos, e  elas estão  registradas em Efésios capitulo 6. Leia o capitulo.

Deus te abençoe.  
                                                                                               
Pr. Inaldo Peixoto

A VERDADE QUE LIBERTA

                   Ouça o programa radiofônico do domingo dia 17 de abril de 2011:



A VERDADE QUE LIBERTA

                   Ouça o programa radiofônico do domingo dia 10 de abril de 2011:



A VERDADE QUE LIBERTA

                  Ouça o programa radiofônico do domingo dia 03 de abril de 2011:



HABILIDADE

                   Assista abaixo o sermão sobre "Habilidade" com o Pastor Inaldo Peixoto:






LOUVAR À DEUS

                   Assista abaixo o sermão "Louvar à Deus" com o Pastor Inaldo Peixoto:


quarta-feira, 27 de abril de 2011

A PALAVRA DE DEUS

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus" (Dt. 8;3)

“Porque a palavra de Deus é viva  e eficaz, e mais cortante do que espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração...”
                            
O salmista escreve o salmo 19 de forma magistral, falando acerca da revelação de Deus. Dos versículos 1- 6, ele fala da revelação geral a natureza. Dos versículos 7 – 14, ele destaca a revelação especial: a  palavra de Deus. Ele nos ensina algumas verdades que gostaria de destacar em poucas linhas:

1 – A palavra   restaura a alma. “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma...”
            A alma foi deformada, corrompida por causa do pecado. Quando Adão pecou, sua alma foi totalmente suja, depravada. Ele perdeu a comunhão com Deus. Como canta o poeta, meu amigo Luiz de Carvalho: “A minha alma estava longe do caminho do céu, eu era pobre e desprezível pecador, mas Jesus já transformou minhas trevas em luz, quando ele estendeu sua mão para mim...”
É através da Bíblia sagrada que temos comunhão com Deus e a nossa alma é restaurada. Porque a palavra vivifica, a palavra santifica, a palavra abençoa e purifica. O salmista diz: “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando conforme a tua palavra”. E acrescenta: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti”.

2 – A palavra alegra o coração. “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração”  
Quantas vezes nos encontramos entristecidos e  desanimados, mas, quando lemos a palavra de Deus,  ela produz alegria em nosso coração, nos motivando para enfrentarmos as lutas de cabeça erguida,  sabendo que o Senhor está conosco.
Meu amado, minha amada,  quer vencer a depressão e as tristezas da vida? Deixe o seu coração ser aspergido pela palavra de Deus e creia nas promessas santas contidas nas escrituras. O salmista diz: “O que me conforta na minha angustia é  a tua palavra; ela me vivifica”. E o poeta canta: “Creio num Deus que pode tudo, que dá a luz a este mundo que faz a noite tão linda ser. Creio nesta verdade santa, quem está caído se levanta, pelas promessas santas da palavra de Deus. É forte como amor, é linda como a flor, mas pura do que uma taça de cristal, é doce como mel, nos fala lá do céu é a palavra santa do Senhor”.

3 – A palavra ilumina os olhos”O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos”.
       
Quando leio a Bíblia sagrada e tomo posse das suas verdades, a minha mente é iluminada, pois a palavra me dá perspectiva do futuro, ela produz luz, dissipando as trevas e iluminando o meu caminho.
       
Concluindo:  Leia a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus, palavra viva, imutável, perfeita e verdadeira. Ela nunca está velha, ultrapassada, fora de contexto. É  uma palavra atual, permanente e eterna. 


                                    Pr. Inaldo Peixoto

sábado, 23 de abril de 2011

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO





“...Não temas; eu sou o primeiro e o último, aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno”. Apocalipse 1:17-18.  

A principal doutrina do cristianismo é a ressurreição de Cristo. O apóstolo Paulo ensina que tudo depende da ressurreição de Cristo. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé, somos falsas testemunhas e os mais infelizes de todos os homens.

1 – A ressurreição de Cristo é essencial para o cristianismo.

Sem a ressurreição, o cristianismo seria reduzido apenas a princípios éticos que normatizam a vida. Entretanto, a ressurreição de Cristo nos leva a princípios eternos, porque não seguimos um líder que morreu e ficou na sepultura. O nosso Cristo não é um Cristo vencido. Ele é vencedor. Venceu a morte, venceu o inferno, venceu a antiga serpente. Paulo, entoando o cântico de vitória, disse: “Onde está, ó morte, a tua vitória?” Jesus ressuscitou e porque ele vive posso crê no amanhã; porque ele vive, temor não há.    

2 – A ressurreição de Cristo é fundamental para nossa salvação.

De acordo com as Escrituras, fé na ressurreição é fundamental para nossa salvação. O discípulo de Jesus é aquele que crê que ao terceiro dia ele ressurgiu com poder e grande glória. Paulo diz: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.  Romanos10:9

A minha oração é que o Senhor esteja vivo em seu coração, em suas motivações e decisões. O Espírito Santo possa aplicar a verdade da ressurreição em suas convicções. Para glória de Deus!                                             

Pr. Inaldo Cordeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A MORTE DE JESUS



É interessante notar  que a Bíblia não manda comemorar o natal. Mas, recomenda a comemoração da morte de Cristo. Quando estudamos as Escrituras sagradas, verificamos que a morte de Cristo estava estabelecida desde toda a eternidade.  O apóstolo Paulo em I Coríntios capítulo 15:3 – 4. Afirma: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.  
Jesus veio a este mundo para morrer em nosso lugar. Paulo diz: “...Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.  E Jesus falando acerca da sua missão disse: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
    
1 – A morte de Jesus foi uma ação voluntaria.

O próprio Jesus se ofereceu como oferta, ele disse: “Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai”. João 10:17-18.

2 – A morte de Jesus foi um ato de amor.

Primeiro: o amor de Deus  Pai. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
Segundo: o amor de Jesus por nós. Ele declara: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. João 15:13. 

O poeta canta: “Há momentos que as palavras não resolvem, mas, o gesto de Jesus na cruz demonstra amor por nós. Foi no calvário que ele sem falar mostrou ao mundo inteiro o que é amar”.




Pastor Inaldo Cordeiro


terça-feira, 12 de abril de 2011

O MELHOR AMIGO


“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. João 15;13

Lendo os comentários no blog,  me chamou a atenção o que escreveu Gislaine: “Devemos ter sabedoria para conservar amizade”. E o Marcelo Jorge comentou a escassez de verdadeiras amizades aqui na terra. De fato, no nosso mundo pós-moderno, muitos são os obstáculos para uma boa e saudável amizade. Primeiro: o ativismo – a agitação do dia a dia tem se constituído um poderoso inimigo e o homem está cada dia mais solitário. Segundo: as decepções – estas têm impedido que as pessoas corram riscos para uma nova amizade. Terceiro: o mundo virtual – Tem gente que procura amizade virtual ao invés da pessoal. Acredito que as duas coisas são relevantes.
            Mas desejo destacar o amigo de todas as horas, o melhor amigo: Jesus Cristo. Ele é o amigo mais certo nas horas incertas. Ele é o amigo que perdoa e nos ama incondicionalmente, eternamente e imutavelmente. Ele é o amigo que nos compreende melhor do que nós mesmos.
Quando Pedro negou Jesus três vezes, acredito que Pedro ficou com a síndrome do galo. Não podia ouvir um galo cantar que lembrava aquele momento de fraqueza. Jesus, o amigo eterno, quando ressurgiu dos mortos, ao terceiro dia, foi ao encontro dos discípulos e perguntou a Pedro: tu me amas? E Pedro respondeu: “Tu sabes que te amo”. Por três vezes ele fez a mesma pergunta e por três vezes Pedro respondeu a mesma coisa. O que Jesus estava desejando com aquelas perguntas, naquele encontro, era que Pedro percebesse que o Senhor já o havia perdoado e não abria mão de ser seu amigo.
Como canta o poeta: “O amigo que eu encontrei me surpreendeu, quando todos me deixaram, ele me acolheu e sarou minhas feridas, das algemas me livrou. Lhe falei do meu dilema e ele me escutou, falei do meu passado e me perdoou, isso teve um alto preço que ele já pagou, me mostrou as mãos feridas por amor de muitas vidas e uma dessas muitas vidas era eu...”.
Aceite Jesus como seu Salvador e amigo, pois ele é o melhor amigo. 


Pastor Inaldo Peixoto

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR"



        O Brasil está de luto, toda sociedade chorou e sofre com as famílias enlutadas. Uma tragédia avassaladora aconteceu no Rio de Janeiro na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste. Um jovem mata várias crianças e fere outras. Muitos sonhos foram impedidos e certamente a dor profunda acompanhará as famílias durante a caminhada da vida.  Precisamos orar e suplicar a graça de Deus sobre a nossa nação.
O Brasil precisa de Deus! Não estou falando da confessionalidade, pois este é um País cristão. Estou falando de Deus no seio da família, Deus nas instituições, e, sobretudo  em cada coração. Não estou falando de um Deus distante, que criou o universo estabeleceu leis e se ausentou dele como prega o deismo. Não estou falando do sentimento de Deus como prega o panteísmo. Que Deus é tudo e tudo é Deus. Não fazendo distinção entre a criação e o criador.
Estou falando do Deus pessoal vivo e verdadeiro, absoluto, santo, eterno e autoexistente. O Deus revelado nas Escrituras Sagradas. Jesus disse: “Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.  Jesus disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas”.  O problema é que estamos buscando primeiro às outras coisas e se sobra tempo então buscamos a Deus.
Está na hora de realmente buscarmos a Deus com intensidade, um verdadeiro avivamento em nossa nação. Está na hora de rasgarmos, não as nossas vestes, e sim, o nosso coração na sua presença. Clamarmos que Ele tenha misericórdia da família brasileira e continue abençoando esse povo maravilhoso e feliz.
Acontecimento como o ocorrido denuncia que crise avassaladora  tem atingido o ser humano e precisa ser tratada com profundidade. É com urgência que precisamos olhar para nossos filhos e conduzi-los aos pés do Senhor, clamando que Deus produza saúde física, emocional e espiritual.
Deus abençoe a nossa nação. Deus abençoe as famílias que hoje estão sofrendo a dor terrível da separação de forma bruta e selvagem. Que a graça do Senhor seja aspergida em seus corações.  Salmo 121:1-2 “Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro  vem do Senhor, que fez o céu e a terra”.  

Pastor Inaldo Peixoto

10 ANOS DE BÊNÇÃOS


Templo Central da Igreja Presbiteriana de Garanhuns


Nesses últimos dez anos a Igreja Central vivenciou momentos extraordinários em sua história. Quero destacar alguns aspectos fundamentais que fazem parte dessa história:

1 – A formação de dois pastores, membros da Igreja Central e que hoje estão na seara servindo a Deus na Igreja Presbiteriana do Brasil.  Reverendo Manoel Lopes, membro do Presbitério do Agreste Meridional, pastoreando a Igreja Presbiteriana em São João. E o Reverendo Josedson  membro do Presbitério de Garanhuns, cedido à junta de missões nacionais. Servindo ao Senhor no campo.

2 – Ministérios que surgiram durante esses dez anos e estão fortalecendo a comunhão e o crescimento da igreja para uma maior expansão do reino de Deus e edificação do corpo de Cristo na Central.

§  Ministério de casais: Com reuniões mensais, atualmente liderado pelo casal, Presbítero Eduardo e Shirley Portela.  
§  Ministério de Intercessão: Liderado pelo Presbítero Antonio Galdino e pastor Inaldo. Deus tem derramado incontáveis bênçãos em nossa igreja e certamente não podemos esquecer desse momento tão memorável, chamado pelo poeta: “a bendita hora de oração”.  A igreja pra crescer precisa orar e buscar a  face do Senhor.
§  Ministério Com Adolescentes: Há cerca de três anos esse ministério vem sendo desenvolvido pelas Irmãs Lucienne Monteiro e Gislaine Portela, temos cerca de 35 adolescentes e trabalho crescente com atividades semanais e participação efetiva na escola dominical, alguns desses adolescentes fazem parte da equipe de louvor da igreja.
§  Ministério Desperta Débora: Liderado pela Irmã Sônia Falcão e tem sido uma bênção no seio da igreja.
§  Ministério Jantar com Homens: Um momento inspirativo com palestras e testemunhos, valorizando a presença dos pais com seus filhos.
§  Ministério a Igreja no Lar: Quatro grupos tem se reunido para estudar a palavra de casa em casa, onde temos sido muito abençoados através desse momento maravilhoso e devocional. É importante destacar que um desses grupos é formado pelos adolescentes da igreja.

3 – No centenário da Igreja – Destacamos a presença do reverendo Guilhermino Cunha, Presidente do Supremo Concilio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Pregando mensagens de encorajamento e gratidão a Deus pela existência dessa igreja.

4 – Nos cento e cinco anos da Igreja – A participação da Cantora Fernanda Brom, nunca vi a igreja tão cheia, tivemos que fechar a rua e colocar um telão do lado externo para que as pessoas pudessem acompanhar o momento de louvor e gratidão a Deus.

5 – Nos cento e dez anos da igreja – a participação do cantor e pastor Luiz de Carvalho, foi um momento histórico e saudoso, ele que influenciou tantas gerações e continua firme anunciando a boa semente do evangelho. 

6 – Ao longo desses dez anos, também tivemos momentos tristes, de luto e separação. Entre muitos irmãos e irmãs queridos que partiram quero destacar o falecimento da Irmã Almerinda Rodrigues. Ela era a oradora oficial da igreja, mulher que tinha um papel relevante na sociedade e no colégio presbiteriano Quinze de Novembro. “O Senhor deu o Senhor levou bendito seja o nome do Senhor”.

7 – A Igreja Central hoje tem características que precisamos destacar:
   
            I – Estamos investindo na base, reformamos todo departamento infantil e temos um corpo de professoras capacitadas que tem se doado com muito empenho para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças, visando embasamento para a nova realidade desse mundo pós-moderno. As professoras têm feito curso de capacitação, seminários, palestras e promovido eventos para enriquecimento do corpo docente da nossa Igreja Central.
            II – Os nossos adolescentes recebem atenção especial e eventos, palestras e seminários são realizados procurando dar a eles uma visão mais ampla do reino de Deus.  O conselho entende que uma igreja forte e atuante precisa se preocupar com sua base. Para nós eles são a igreja de hoje e serão a igreja do amanhã.
            III – A S.A.F.  da nossa igreja continua firme servindo ao Senhor e com novos desafios para serem atingidos.
             IV – Nesse contexto pós-moderno onde o pragmatismo tomou conta da grande maioria da igreja brasileira e nosso povo está correndo, buscando mais as bênçãos de Deus do que o Deus da benção. A igreja central está fazendo o caminho inverso, buscando a presença de Deus, porque entendemos que a igreja brasileira passará por uma crise avassaladora pelo fato de ter se desviado da verdade na sua maioria. Para nós é preciso voltar aos princípios fundamentais da fé cristã. “A Palavra, a oração, a comunhão e o partir do pão”. At.2:42.
            V – Entendemos que a Igreja Central hoje, está mais diversificada na sua membresia, o que na verdade é bom e apesar de continuarmos com famílias tradicionais na igreja, temos hoje um número maior de novos cristãos que vieram agregar valores e dá igreja uma visão mais ampla do reino de Deus. Não posso falar muito acerca da igreja de ontem, entretanto, a Igreja hoje é uma igreja alegre, vibrante e com uma sede imensa de um verdadeiro avivamento. A Igreja hoje é uma igreja esperançosa, uma igreja que deseja que o Senhor envie a chuva serôdia sobre seu povo, que o Senhor restaure a nossa sorte e que o Senhor nos dê a graça de crescermos como a igreja primitiva em Jerusalém. A Igreja hoje está vivenciando a unidade dos santos, quebrando sofismas e esmagando o orgulho e a soberba humana, algo que nunca foi compatível com a igreja.  A Igreja hoje continua sendo uma igreja reformada, somos zelosos com a doutrina e temos uma liturgia mais aberta e flexível.

              Concluindo: temos muitos sonhos para Igreja Central, não sei se como pastor titular da mesma teremos a honra de realizá-los. Mas uma coisa sei. A Igreja é do Senhor Jesus e ela continuará crescendo porque “Aquele que começou a boa obra há de aperfeiçoar...”.  Ao Senhor da igreja toda glória.     

Pastor Inaldo  Peixoto

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AMIGO: "HÁ AMIGO MAIS CHEGADO QUE IRMÃO"

"Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17)

Uma das coisas mais bela que a vida nos reserva é a capacidade de fazer e ter amigos. O poeta popular canta: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.  A Bíblia nos ensina: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão”. Entretanto, é preciso muita sabedoria para construir e manter um relacionamento entre amigos.
Ouvi uma estória que dois amigos estavam viajando e precisavam atravessar um lago,  eles começaram a nadar, porém, um dos amigos começou a cansar e o outro num esforço espetacular conseguiu ajudá-lo a atravessar o lago. Depois que descansaram ele então escreveu na rocha: no dia tal de tal salvei meu amigo. Continuaram a caminhada e em um determinado momento começaram a discutir, após  o bate boca ele escreveu na areia: no dia tal de tal briguei com meu amigo, o outro não contendo a curiosidade, perguntou: “Porque lá atrás você escreveu na rocha e agora escreve na areia?” . O amigo respondeu: Porque as coisas boas devem ser escritas na rocha para que durem eternamente e as coisas negativas na areia para que o vento logo apague”.
Coisa sensacional é ter amigos com quem a gente possa conversar, compartilhar, brincar, fazer raiva, passar raiva. Amigo é uma jóia preciosa!
Ouvi a estória que um fazendeiro era fascinado por jóias. Ele tinha uma grande fazenda que herdou de seus pais.  Ele não conhecia toda extensão da fazenda, não dava o devido valor a sua herança. Um dia passeando na  cidade, passou por uma loja onde haviam varias joias preciosas, ele ficou encantado por uma joia enorme, linda, porém muito cara. Ele vendeu a fazenda para comprar aquela jóia, entretanto, quem comprou a fazenda encontrou uma mina de joias preciosas.
Meu amado(a), essas duas estórias nos ensina princípios fundamentais para uma grande e preciosa amizade.
1 – Precisamos de sabedoria.  
           Sabedoria para entender que na caminhada sempre teremos momentos agradáveis e desagradáveis entre amigos. Sabedoria para valorizar os bons momentos e deletar os momentos negativos que surgem na caminhada. Tem muita gente valorizando o negativo ao invés de valorizar os momentos positivos.
2 – Precisamos valorizar as pessoas que convivem conosco.
             A exemplo daquele fazendeiro, tem muita gente procurando joia preciosa distante do convívio comum. Porém, se olharmos com maturidade e discernimento vamos perceber que ao  nosso redor existem pessoas que são verdadeiras jóias preciosas.
Deus abençoe e te conceda a graça de fazer e conservar amizades verdadeiras. Jóias preciosas que convivem com você no seu dia a dia. Procure descobrir e perceber o lado positivo dessa amizade e certamente você será feliz.    


Pr. Inaldo Peixoto

terça-feira, 5 de abril de 2011

OUÇA O PROGRAMA A VERDADE QUE LIBERTA

Clique abaixo e ouça o programa de domingo dia 03 de abril de 2011. Alimente-se da palavra que liberta e nos restaura.

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus" (Dt. 8;3)




sexta-feira, 1 de abril de 2011

RESILIÊNCIA: A ARTE DE RECLAMAR MENOS E AGRADECER MAIS

:
"Entrega teus caminhos ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará"

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,  tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude  há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento”. Fp.4:8
                               
  - Uma palavra que me tem falado muito  ao coração é resiliência. Obviamente quando analisamos o significado de tal expressão, percebemos o quão importante é “ser resiliente”.
  - Resiliência significa, “capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade. Preservar sua anatomia, manter sua essência”.
  - Resiliência é frequentemente atribuída a processos que explicam a “superação”de crises e adversidades. Um pensamento que produz uma reflexão resiliente é: “do passado lembrar, do presente ousar e do futuro sonhar”.  Quero refletir sobre tal pensamento no que diz respeito a nossa vida. 
   1 – Do passado lembrar.  Quando olhamos para o passado da nossa vida, certamente temos  muitas lutas, muitas vitórias porque Deus nos abençoou e nós vencemos. A vida tem uma dicotomia: Enfrentamos tristezas e alegrias, vitorias e derrotas. Mas,  em meio a tudo devemos concentrar a nossa mente nas bênçãos. Porque grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres.
   2 – Do presente ousar. Esse é o nosso presente é hora de agradecer e  louvar a Deus pelas copiosas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. É hora de afirmar como o profeta Samuel: Ebenézer “Até aqui nos ajudou o Senhor”. É momento de viver intensamente  e discernir, pois, a vida é tão breve como as gotas de orvalho que cintilam na mais bela manhã e se dissipam aos primeiros raios do sol. Por ser brevíssima e belíssima a vida, deveríamos viver cada suspiro existencial como um momento eterno.
   3 – Do futuro sonhar. É bom sonhar, convém sonhar. Não podemos desistir dos nossos sonhos, pois os sonhos acalentam a alma e alimentam o nosso viver. Não sou o Martin Luther King, mas tive um sonho. Sonhei com uma sociedade em que efetivamente não houvessem diferenças entre negros, brancos, índios, pobres, ricos, homens e mulheres. Para isso é preciso semear a boa semente da Palavra de Deus, crendo que o Senhor vai abençoar a nossa nação.
     Concluindo: Deus nos dê a graça de sermos resilientes e que possamos concentrar a nossa mente “em tudo que é verdadeiro, tudo que é amável e tudo que é justo”, a exemplo do apóstolo Paulo, e que o Trino Deus continue operando em nossos corações nos dando motivação para desempenharmos as funções que Ele nos confiou. A Deus, toda glória!