quarta-feira, 6 de abril de 2011

AMIGO: "HÁ AMIGO MAIS CHEGADO QUE IRMÃO"

"Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17)

Uma das coisas mais bela que a vida nos reserva é a capacidade de fazer e ter amigos. O poeta popular canta: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.  A Bíblia nos ensina: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão”. Entretanto, é preciso muita sabedoria para construir e manter um relacionamento entre amigos.
Ouvi uma estória que dois amigos estavam viajando e precisavam atravessar um lago,  eles começaram a nadar, porém, um dos amigos começou a cansar e o outro num esforço espetacular conseguiu ajudá-lo a atravessar o lago. Depois que descansaram ele então escreveu na rocha: no dia tal de tal salvei meu amigo. Continuaram a caminhada e em um determinado momento começaram a discutir, após  o bate boca ele escreveu na areia: no dia tal de tal briguei com meu amigo, o outro não contendo a curiosidade, perguntou: “Porque lá atrás você escreveu na rocha e agora escreve na areia?” . O amigo respondeu: Porque as coisas boas devem ser escritas na rocha para que durem eternamente e as coisas negativas na areia para que o vento logo apague”.
Coisa sensacional é ter amigos com quem a gente possa conversar, compartilhar, brincar, fazer raiva, passar raiva. Amigo é uma jóia preciosa!
Ouvi a estória que um fazendeiro era fascinado por jóias. Ele tinha uma grande fazenda que herdou de seus pais.  Ele não conhecia toda extensão da fazenda, não dava o devido valor a sua herança. Um dia passeando na  cidade, passou por uma loja onde haviam varias joias preciosas, ele ficou encantado por uma joia enorme, linda, porém muito cara. Ele vendeu a fazenda para comprar aquela jóia, entretanto, quem comprou a fazenda encontrou uma mina de joias preciosas.
Meu amado(a), essas duas estórias nos ensina princípios fundamentais para uma grande e preciosa amizade.
1 – Precisamos de sabedoria.  
           Sabedoria para entender que na caminhada sempre teremos momentos agradáveis e desagradáveis entre amigos. Sabedoria para valorizar os bons momentos e deletar os momentos negativos que surgem na caminhada. Tem muita gente valorizando o negativo ao invés de valorizar os momentos positivos.
2 – Precisamos valorizar as pessoas que convivem conosco.
             A exemplo daquele fazendeiro, tem muita gente procurando joia preciosa distante do convívio comum. Porém, se olharmos com maturidade e discernimento vamos perceber que ao  nosso redor existem pessoas que são verdadeiras jóias preciosas.
Deus abençoe e te conceda a graça de fazer e conservar amizades verdadeiras. Jóias preciosas que convivem com você no seu dia a dia. Procure descobrir e perceber o lado positivo dessa amizade e certamente você será feliz.    


Pr. Inaldo Peixoto

11 comentários:

  1. "Achei um bom amigo, Jesus, O Salvador, o escolhido dos milhares para mim...". E que esse nosso Amigo seja o porto seguro para cada internauta que navega aqui e nos mares da vida também...Glórias a Deus por isso!

    ResponderExcluir
  2. O Senhor Jesus é o nosso amigo verdadeiro! Nunca nos abandona, está conosco em todos os momentos, nos compreendendo e amando, nos ensinando a conviver melhor com nossos irmãos!

    ResponderExcluir
  3. embora não haja dúvidas que é Jesus nosso melhor amigo, acredito que essa mensagem está se referindo aos amigos que temos aqui no mundo. Aqueles amigos que segundo Roberto Carlos, é o "amigo de fé, irmão camarada"! Acredito que o texto está se referindo 1º a esse amigo carnal, falho, com defeitos, mas que a própria Bíblia nos ensina que "são mais chegados que irmãos" e 2º que nós devemos ter sabedoria para conservar essas amizades, tendo consciência que, ao contrário de Jesus, ninguém é perfeito. ;)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Gislaine... Mas é que aqui na terra amigo de verdade é artigo tão raro que a gente conta os que tem nos dedos... e pode ter certeza que sobram dedos...rsrsrsrs! Por isso devemos prezar os poucos e bons com amor! DEUS a abençõe!

    ResponderExcluir
  5. Nós temos que pensar uma coisa: Quem são nossos verdadeiros amigos?! As vezes nos deparamos com uma pessoa que pensamos que é nosso amigo, mas depois "se apresenta" como sendo um lobo em pele de ovelha, temos que pedir discernimento a Deus para sabermos quais são nossas verdadeiras amizades.

    ResponderExcluir
  6. Jesus é nosso amigo fiel e verdadeiro, independente do que somos ou temos... Ao contrário do "homem". Portanto, peçamos ao Senhor, um coração puro e sabedoria, para que sejamos também amigos fieis e verdadeiros, procurando seguir assim o exemplo de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Embora hoje esteja difícil de encontarmos pessoas sinceras, que se doam por amor a outra,certamente encontraremos ainda alguém que se identifique com agente e, com sabedoria podemos cultivar amizades que se tornarão aquelas que serão mais chegadas que um irmão.

    ResponderExcluir
  8. SEM O MEU AMIGO FIEL, NÃO SEI O QUE SERIA DE MIM...ELE ME ENTENDE, ME ACONSELHA, ME ORIENTA E ME DÁ MUITA PAZ, A PAZ QUE O MUNDO NÃO CONHECE...JESUS É O MEU MELHOR AMIGO...TENHO OUTROS AMIGOS MAS ELES PODERÃO FALHAR. JESUS NÃO FALHA,MESMO QUE ERRAMOS COM ELE, ELE NOS ACOLHE E DIZ: ESTOU AQUI...TU ÉS MEU.....

    ResponderExcluir
  9. amigo é uma joia que se deve guardar.e se perder procure-a até encontra-la.é como a dracma perdida.

    ResponderExcluir