Templo Central da Igreja Presbiteriana de Garanhuns |
Nesses últimos dez anos a Igreja Central vivenciou momentos extraordinários em sua história. Quero destacar alguns aspectos fundamentais que fazem parte dessa história:
1 – A formação de dois pastores, membros da Igreja Central e que hoje estão na seara servindo a Deus na Igreja Presbiteriana do Brasil. Reverendo Manoel Lopes, membro do Presbitério do Agreste Meridional, pastoreando a Igreja Presbiteriana em São João. E o Reverendo Josedson membro do Presbitério de Garanhuns, cedido à junta de missões nacionais. Servindo ao Senhor no campo.
2 – Ministérios que surgiram durante esses dez anos e estão fortalecendo a comunhão e o crescimento da igreja para uma maior expansão do reino de Deus e edificação do corpo de Cristo na Central.
§ Ministério de casais: Com reuniões mensais, atualmente liderado pelo casal, Presbítero Eduardo e Shirley Portela.
§ Ministério de Intercessão: Liderado pelo Presbítero Antonio Galdino e pastor Inaldo. Deus tem derramado incontáveis bênçãos em nossa igreja e certamente não podemos esquecer desse momento tão memorável, chamado pelo poeta: “a bendita hora de oração”. A igreja pra crescer precisa orar e buscar a face do Senhor.
§ Ministério Com Adolescentes: Há cerca de três anos esse ministério vem sendo desenvolvido pelas Irmãs Lucienne Monteiro e Gislaine Portela, temos cerca de 35 adolescentes e trabalho crescente com atividades semanais e participação efetiva na escola dominical, alguns desses adolescentes fazem parte da equipe de louvor da igreja.
§ Ministério Desperta Débora: Liderado pela Irmã Sônia Falcão e tem sido uma bênção no seio da igreja.
§ Ministério Jantar com Homens: Um momento inspirativo com palestras e testemunhos, valorizando a presença dos pais com seus filhos.
§ Ministério a Igreja no Lar: Quatro grupos tem se reunido para estudar a palavra de casa em casa, onde temos sido muito abençoados através desse momento maravilhoso e devocional. É importante destacar que um desses grupos é formado pelos adolescentes da igreja.
3 – No centenário da Igreja – Destacamos a presença do reverendo Guilhermino Cunha, Presidente do Supremo Concilio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Pregando mensagens de encorajamento e gratidão a Deus pela existência dessa igreja.
4 – Nos cento e cinco anos da Igreja – A participação da Cantora Fernanda Brom, nunca vi a igreja tão cheia, tivemos que fechar a rua e colocar um telão do lado externo para que as pessoas pudessem acompanhar o momento de louvor e gratidão a Deus.
5 – Nos cento e dez anos da igreja – a participação do cantor e pastor Luiz de Carvalho, foi um momento histórico e saudoso, ele que influenciou tantas gerações e continua firme anunciando a boa semente do evangelho.
6 – Ao longo desses dez anos, também tivemos momentos tristes, de luto e separação. Entre muitos irmãos e irmãs queridos que partiram quero destacar o falecimento da Irmã Almerinda Rodrigues. Ela era a oradora oficial da igreja, mulher que tinha um papel relevante na sociedade e no colégio presbiteriano Quinze de Novembro. “O Senhor deu o Senhor levou bendito seja o nome do Senhor”.
7 – A Igreja Central hoje tem características que precisamos destacar:
I – Estamos investindo na base, reformamos todo departamento infantil e temos um corpo de professoras capacitadas que tem se doado com muito empenho para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças, visando embasamento para a nova realidade desse mundo pós-moderno. As professoras têm feito curso de capacitação, seminários, palestras e promovido eventos para enriquecimento do corpo docente da nossa Igreja Central.
II – Os nossos adolescentes recebem atenção especial e eventos, palestras e seminários são realizados procurando dar a eles uma visão mais ampla do reino de Deus. O conselho entende que uma igreja forte e atuante precisa se preocupar com sua base. Para nós eles são a igreja de hoje e serão a igreja do amanhã.
III – A S.A.F. da nossa igreja continua firme servindo ao Senhor e com novos desafios para serem atingidos.
IV – Nesse contexto pós-moderno onde o pragmatismo tomou conta da grande maioria da igreja brasileira e nosso povo está correndo, buscando mais as bênçãos de Deus do que o Deus da benção. A igreja central está fazendo o caminho inverso, buscando a presença de Deus, porque entendemos que a igreja brasileira passará por uma crise avassaladora pelo fato de ter se desviado da verdade na sua maioria. Para nós é preciso voltar aos princípios fundamentais da fé cristã. “A Palavra, a oração, a comunhão e o partir do pão”. At.2:42.
V – Entendemos que a Igreja Central hoje, está mais diversificada na sua membresia, o que na verdade é bom e apesar de continuarmos com famílias tradicionais na igreja, temos hoje um número maior de novos cristãos que vieram agregar valores e dá igreja uma visão mais ampla do reino de Deus. Não posso falar muito acerca da igreja de ontem, entretanto, a Igreja hoje é uma igreja alegre, vibrante e com uma sede imensa de um verdadeiro avivamento. A Igreja hoje é uma igreja esperançosa, uma igreja que deseja que o Senhor envie a chuva serôdia sobre seu povo, que o Senhor restaure a nossa sorte e que o Senhor nos dê a graça de crescermos como a igreja primitiva em Jerusalém. A Igreja hoje está vivenciando a unidade dos santos, quebrando sofismas e esmagando o orgulho e a soberba humana, algo que nunca foi compatível com a igreja. A Igreja hoje continua sendo uma igreja reformada, somos zelosos com a doutrina e temos uma liturgia mais aberta e flexível.
Concluindo: temos muitos sonhos para Igreja Central, não sei se como pastor titular da mesma teremos a honra de realizá-los. Mas uma coisa sei. A Igreja é do Senhor Jesus e ela continuará crescendo porque “Aquele que começou a boa obra há de aperfeiçoar...”. Ao Senhor da igreja toda glória.
Pastor Inaldo Peixoto
Pastor, meus parabéns, o texto é muito esclarecedor sobre a trajetória da igreja nesses 10 anos. Cheguei na igreja central a pouco tempo, mas posso dizer que sinto prazer em ser da central, uma igreja acolhedora que busca o verdadeiro Deus, e que através dela, grandes bençãos tive na minha vida, realizei o sonho de aprender a tocar bateria, e o que é melhor, para o serviço do Senhor. Conheci a Federação das UPAs, na qual hoje me dedico para tornar a comunhão dos nossos irmãos adolescentes mais firme e alegre...
ResponderExcluirResumindo, a IPCG pra mim foi e continua sendo fonte de bençãos incontáveis, que o Senhor continue nos abençoando nesse projeto, e que Deus o abençõe!