segunda-feira, 2 de maio de 2011

ANSIEDADE

Imagem: Alba Luna ana.mosquera.figueiredo@gmail.com 

“Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

            A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade. 
            Ansiedade em nossos dias é tão comum quanto o resfriado.  Ela atinge a todas as idades: crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos. Ansiedade atinge a ricos e pobres, intelectuais e analfabetos. A sociedade sofre desse mal de forma avassaladora e traz conseqüências  terríveis para o ser humano.
            Ansiedade provoca insônia, tem gente que não consegue dormir. Ansiedade rouba a paz, conflitos terríveis atormentam nosso interior. A ansiedade abre o apetite, tem gente que não para de comer. Tem gente que não come quando fica ansioso. Ansiedade tira alegria do nosso ser revelando um aspecto preocupante.
            Conversei com jovens que na hora do vestibular sentem  as mais diversas reações  possíveis. Alguns tem dor de barriga, outros crise de tosse, tudo isso é conseqüência da ansiedade.
            Ansiedade é inútil, porque segundo as palavras de Jesus, não podemos acrescentar um côvado a nossa existência. Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios  do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. O apóstolo Paulo diz: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça” Filipenses 4:6.  e o apóstolo Pedro declara: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. I Pedro 5:7.
            O Reverendo Hernandes Dias Lopes, Pastor Presbiteriano, enumera algumas causas da ansiedade:

1 – A ansiedade é resultado de olharmos para os problemas em vez de olharmos para Deus.
2 – A ansiedade é resultado de relacionamentos quebrados.  As pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstancias. Nós desapontamos as pessoas e as pessoas nos desapontam.
3 – A ansiedade é resultado de uma exagerada preocupação com as coisas materias”.

    Concluindo: Como vencer a ansiedade?

1 – Confiar em Deus.
            A Bíblia diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará...
          Amados, precisamos aprender a confiar em Deus, pois ele dirige a nossa vida, ele cuida de nós.
     
2 – Descansar em Deus.
            A Bíblia diz: “Descansa no Senhor e espera nele, porque dele vem a tua salvação”.
         Quem confia, descansa. Como canta o poeta: “Em nome do Senhor Jesus, quero me entregar para sempre ao meu Deus, eu sei que provações virão, mas Cristo já venceu, morrendo em meu lugar, agora por tudo o meu caminho, não vou ficar sozinho confio no Senhor. Entrego a ele o meu futuro, pois sei que estou seguro, nas promessas do meu Deus”.                                                                    

Pastor Inaldo Peixoto

2 comentários:

  1. Ansiedade... Um dos males que mais atormentam a humanidade na atualidade... É triste ver que até crianças estão padecendo desse mal, vítimas dos adultos que os rodeiam, que não conseguem transmitir paz nem segurança. Elas têm a vida cada vez mais parecida com a nossa: repleta de compromissos e tarefas. Acabam não tendo o devido espaço para ser criança. E muitas delas ainda padecem de um motivo grave a lhes provocar grande ansiedade: O bullying, que deve ser decididamente combatido pelos que têm responsabilidade para com os jovens. Senão seremos cúmplices dessa violência, originária justamente de um mau direcionamento da própria conduta infantojuvenil. Deus tenha misericórdia desse 'Mal do Século'!

    ResponderExcluir
  2. muito pertinente o comentário do rev.hernandes dias lopes. no que tange a ansiedade um mal q assusta verdadeiras nações, com os noticiarios de que varios alimentos estão envenenados com alguma subtancia toxica.como tambem com a disvalorizaçao da pessoa humana que hoje e menos interessante de que aqueles que o SENHOR DEUS os criou para estarem sujeito ao dominio do mesmo e interessante que paressamos ansiosos e preocupados mas nao na convicçao do SENHOR JESUS E DE SEUS APOSTOLOS PAULOE PEDRO

    ResponderExcluir