segunda-feira, 9 de maio de 2011

GRATIDÃO


“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Cristo” .  Efésios 5;20

            A gratidão é a maior de todas as virtudes. Quando lemos a Bíblia percebemos que Deus gosta  de um coração agradecido. O rei Davi no seu ultimo discurso, nas últimas palavras dirigidas ao povo ele demonstra toda sua nobreza e  felicidade, fazendo uma declaração de gratidão a Deus por tudo que o Senhor fez e representava em sua vida. Disse Davi: “Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos  o teu glorioso nome” I Crônicas 29;13.
            A ingratidão é uma das piores coisas que o homem pode fazer.  A exemplo de Israel: o Senhor libertou o povo da mão opressora de Faraó, eles atravessaram o mar a pé enxuto e durante quarenta anos o Senhor esteve abençoando e suprindo as necessidades do seu povo, não permitindo que nada faltasse. Quando faltou água; da rocha o Senhor enviou a água. Quando faltou pão; do céu o Senhor enviou o maná. Nem as sandálias se desgastaram e as vestes não  se rasgaram. Deus esteve presente abençoando seu povo. Entretanto o povo foi ingrato e quando Moisés subiu ao monte para receber a lei, o povo construiu um bezerro de ouro para adorar, provocando  a ira de Deus e demonstrando toda sua ingratidão.    
            No Salmo 126 o salmista declara: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo: então, entre as nações se dizia: grandes coisas fez o Senhor por nós”.

 1 – Precisamos olhar para o passado com gratidão. “O Senhor restaurou.
            Tem gente que olha para o passado e vê o lado negativo e sofre com as decepções e frustrações do passado. Tem gente que não consegue se libertar dos erros do passado. Do sentimento de culpa e das derrotas.
            Olhe para passado e veja os grandes feitos do Senhor. Olhe para o passado e perceba que Deus te abençoou, ele restaurou a sua sorte e agradeça ao Senhor pelos grandes feitos que ele realizou na sua vida.
      
2 -  Precisamos agradecer a Deus Pelo presente.
Estamos vivos e isso faz parte da misericórdia de Deus. Deus tem sido maravilhoso para conosco. Ele tem nos abençoado e nos agraciado com sua palavra. Apesar das lutas que enfrentamos das provas e adversidades: Deus é fiel! Ele está conosco. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia”. E o poeta canta: “Sou grato Senhor por todas as provações que me fazem crescer em ti...”
            Agradeça a Deus pela vida, agradeça pela família, agradeça pelo trabalho, agradeça pelas lutas, agradeça pelo seu amor incondicional, eterno e imutável. Simplesmente agradeça como o poeta: “Não tenho palavras pra agradecer tua bondade, dia a após dia me cercas com fidelidade, nunca me deixe esquecer que tudo que tenho, tudo que sou e o que vier a ser vem de ti Senhor...”                                     

Pastor Inaldo Peixoto

Um comentário: